Último adeus a Pinto da Costa carregado de emoções no relvado do Estádio do Dragão

No final da missa, nas Antas, o cortejo desce a Alameda a caminho do Estádio do Dragão, rumando daí até ao cemitério Prado do Repouso, no Bonfim, onde o corpo de Pinto da Costa será cremado.
Último adeus a Pinto da Costa carregado de emoções no relvado do Estádio do Dragão
EPA/RICARDO CASTELO

Acompanhe aqui a despedida a Pinto da Costa

Bom dia!

Acompanhe aqui a despedida ao antigo presidente do FC Porto Pinto da Costa, que morreu no sábado, aos 87 anos.

Último adeus a Pinto da Costa carregado de emoções no relvado do Estádio do Dragão
Que herança deixou Pinto da Costa nos cofres dos dragões?

Porto despede-se hoje do ex-presidente em cortejo fúnebre

A última despedida ao antigo presidente do FC Porto Pinto da Costa, que morreu sábado aos 87 anos, parte hoje da Igreja das Antas, onde decorrerá o funeral, e passa pelo Estádio do Dragão a caminho do Prado do Repouso.

O universo 'azul e branco', e o mundo do futebol de forma mais alargada, despedem-se hoje do antigo líder dos 'dragões' durante 42 anos, até 2024, que foi também uma figura preponderante na afirmação da cidade e da região Norte.

No final da missa, cujo início, nas Antas, está marcado para as 11:00, o cortejo desce a Alameda a caminho do Estádio do Dragão, rumando daí até ao cemitério Prado do Repouso, no Bonfim, onde o corpo de Pinto da Costa será cremado.

Desde a noite de sábado, quando foi conhecida a morte, que adeptos portistas têm deixado tributos, flores, cachecóis e outras lembranças no Estádio do Dragão, por um lado, e na Igreja das Antas, em que o corpo esteve em câmara ardente a partir de domingo, por outro.

Centenas de personalidades, do FC Porto ao mundo do desporto em geral, passando pela sociedade civil, clubes internacionais como o Real Madrid, até ao Presidente da República e o primeiro-ministro têm partilhado declarações de pesar pela perda do antigo dirigente.

A equipa principal masculina venceu em casa do Farense (1-0), no domingo, e homenageou Pinto da Costa, com a Liga, que chegou a presidir, e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a decretarem um minuto de silêncio nos jogos das suas competições.

Último adeus a Pinto da Costa carregado de emoções no relvado do Estádio do Dragão
Villas-Boas quer respeitar desejo de Pinto da Costa e lamenta "comportamento" de Benfica e Sporting

Em pessoa, muitos prestaram um último tributo ao ex-presidente nas Antas, com a igreja cercada por milhares de pessoas, painéis de homenagem no estádio e outras formas de o lembrar.

Espera-se uma afluência acima do expectável no funeral, com fonte do Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP) a explicar, à Lusa, que o condicionamento da circulação nas ruas próximas será semelhante ao que já está em marcha.

 Villas-Boas critica silêncio dos rivais Benfica e Sporting

O silêncio dos rivais Benfica e Sporting desde sábado face à morte de Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, foi criticado no domingo pelo líder dos 'dragões', André Villas-Boas, no regresso da equipa de futebol do Algarve.

"Perante uma perda tão enorme para a nação portista, não podemos deixar de lamentar que até este momento não tenham sido endereçadas nenhumas condolências, nem a mim de forma pessoal, nem ao FC Porto. Amanhã [hoje] é o último dia, o da despedida para a nação portista em relação ao maior presidente do FC Porto e a alguém que nos marcou profundamente. Aguardaremos para ver se iremos ter alguma representação institucional ou não dos dois clubes de Lisboa. Se assim for, é o mínimo de todas as formas", referiu.

Villas-Boas falava à comunicação social à chegada ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, no concelho da Maia, liderando o regresso da comitiva 'azul e branca' do Algarve, onde a equipa treinada pelo argentino Martín Anselmi se impôs na visita ao Farense (1-0), num jogo da 22.ª jornada da I Liga assinalado pelo luto por Pinto da Costa.

"Há uma cerimónia solene e iremos aguardar por alguma resposta. Não achamos muito normal este tipo de comportamento [de Benfica e Sporting], que faz esquecer uma pessoa que marcou o futebol nacional e internacional e é uma referência para o FC Porto", notou.

Dos clubes da I Liga, Benfica e o campeão nacional Sporting foram os únicos que não expressaram reações institucionais à morte de Pinto da Costa, com quem tiveram uma rivalidade acentuada nos 42 anos e 15 mandatos do dirigente na liderança do FC Porto.

As únicas manifestações oriundas dos dois emblemas lisboetas partiram de Bruno Lage e Rui Borges, treinadores de Benfica e Sporting, respetivamente, ao enviarem condolências à família do ex-presidente portista em conferência de imprensa no sábado, após a vitória 'encarnada' na visita ao Santa Clara (1-0) e o empate 'leonino' na receção ao Arouca (1-1), ambos da 22.ª ronda.

"Custa-nos muito constatar este comportamento, principalmente quando, após a minha eleição, sempre nos tentamos pautar pelo encontro entre 'grandes', no sentido de melhorar o produto, estabelecer novas relações, elevar o bom nome do futebol português e caminhar para um melhor desporto e para a representatividade desta indústria", vincou.

Dezenas no Dragão a prestar homenagem ao amanhecer

O dia amanheceu no Dragão com dezenas a prestar homenagem ainda ao antigo presidente, entre as portas 23 e 24, onde ao início da madrugada André Villas-Boas e os jogadores depositaram coroas de flores.

Entre os objetos depositados estão velas, cachecóis, bandeiras, peluches e até cartas endereçadas ao presidente desaparecido.

Ramalho Eanes fala em “legado impressionante”

O antigo Presidente da República e amigo de Pinto da Costa, Ramalho Eanes, afirmou à chegada ao funeral que o eterno presidente portista “deixou um legado impressionante ao FC Porto, ao futebol nacional, à cidade do porto e a todo o país”.

José Couceiro: “Todos sabemos da forma como Pinto da Costa defendia o FC Porto”

À chegada ao funeral, o antigo treinador do FC Porto (em 2004-05), José Couceiro, diz tratar-se de um “momento muito doloroso, por que há uma relação de muitos anos”.

“Estivemos em lados opostos e do mesmo lado. Estarei sempre grato por ter representado FC Porto por escolha de pinto da costa. Todos sabemos da forma como ele defendia o FC Porto”, afirmou o atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Rodolfo Reis “magoadíssimo com Benfica e Sporting”

“Sinto-me muito muito mal, muito triste. É uma perda muito grande para o FC Porto e para a cidade do Porto. Estou magoadíssimo com Benfica e Sporting. Teriam de respeitar a instituição do FC Porto. É uma pequenez, são muitos estúpidos”, afirmou o antigo capitão dos dragões e comentador televisivo.

Adeptos caminham para igreja das Antas

Adeptos em romaria do estádio para a igreja das Antas, onde decorre o velório de Pinto da Costa.

Figuras públicas começam a chegar à igreja das Antas

Sérgio Conceição, Pepe, Francisco J. Marques, Fary, Sandra Madureira, Fernando Gomes, Vítor Bruno, António Oliveira, Domingos Paciência, António Salvador, Ramalho Eanes e Vítor Baía entre as personalidades que já estão na igreja das Antas para a última homenagem a Pinto da Costa.

Também é esperada a presença do primeiro-ministro Luís Montenegro.

O Real Madrid e o antigo guarda-redes Iker Casillas deixaram coroas de flores.

Proença lembra "liguista convicto"

"Sentimento de tristeza. Presidente marcante de 42 anos do FC Porto. Era um liguista convicto, que acreditava que o futebol profissional deveria ter um espaço próprio e chegou a ser presidente da Liga", afirmou o presidente eleito da Federação Portuguesa de Futebol e ainda presidente da Liga Portugal, Pedro Proença.

Deco: "O melhor presidente da história do futebol e sobretudo um amigo"

"Considero-o um amigo. Estou triste, porque foi uma figura que marcou a história do FC Porto. Para mim foi o melhor presidente da história do futebol e sobretudo um amigo. Foi ele que me contratou e apostou em mim, numa janela que havia em março. Foi um génio, um visionário", afirmou antigo médio Deco, bastante ovacionado à chegada à igreja das Antas, fazendo-se acompanhar pelo empresário Jorge Mendes.

Futre: "Foi mais do que um pai para mim"

"Nunca se está à espera. Para mim, hoje não estava aqui sem ele. Foi mais do que um pai para mim e vou ter muitas saudades dele", afirmou Paulo Futre, que frisa que Pinto da Costa "é o presidente com mais títulos na história". "O FC Porto era tudo para ele vincou".

Futre recordou ainda, em declarações aos jornalistas, intervenções fortes do antigo presidente do FC Porto. "Quando cheguei, ele disse: 'Paulinho, aqui vais ser tu e mais dez'. Quando me portava mal, ele chamava-me e eu ficava três meses sem sair de casa. Disse-nos iríamos ser campeões da Europa se eliminássemos o Brondby (em 1987)", lembrou.

Futre diz não entender, mas respeitar, o silêncio de Benfica e Sporting: "Quando morreu Gil y Gil [antigo presidente do Atlético Madrid], estavam na igreja o presidente do Real Madrid e do Barcelona, e houve muitas mais guerras entre eles. Não entendo, mas respeito."

Multidão em redor da igreja das Antas

Luís Montenegro recorda "homem de todos desportos" e "culto"

“Dedicou praticamente toda a vida a um trabalho de promoção do desporto e de uma coletividade que é uma referência na Europa, no país e do mundo em praticamente todas as modalidades. O FC Porto é conhecido no mundo por ser uma fábrica de campeões. Isso deve-se a uma cultura que foi implementada ao longo de 100 anos de história e muito alavancada nos últimos 50 anos por uma liderança que foi muito forte e muito vincada. Pinto da Costa não é apenas um homem do futebol, é um homem de todos os desportos, que era visto todas as semanas nas bancadas dos pavilhões e sempre com entusiasmo, defendendo as cores azuis e brancas primeiro, mas também as de Portugal. Por outro lado, também é verdade que Pinto da Costa sempre tentou melhorar a cidade do Porto e a região norte. Era um homem culto, que aqui e ali criava alguma fricção. De uma forma geral, todos respeitam o seu desempenho e a sua caminhada. É com exemplos de personalidades como esta que podemos captar bons atletas, bons treinadores e bons dirigentes”, afirmou o primeiro-ministro Luís Montenegro, à chegada à igreja das Antas.

Dragão abre portas para última homenagem a Pinto da Costa

O Estádio do Dragão vai abrir portas para uma derradeira homenagem a Pinto da Costa.

Após a missa fúnebre na Igreja das Antas, o caixão estará no relvado do recinto.

As portas abertas serão as 26, 27, 3 e 4, na bancada central Poente, e as portas 7 e 8, na superior Sul.

Portas do Estádio do Dragão já abriram

As portas do Estádio do Dragão já abriram para a entrada de pessoas que queiram prestar uma derradeira homenagem a Pinto da Costa.

O recinto ficará à disposição da família do antigo presidente do FC Porto, que autorizou a passagem do caixão pelo relvado após a missa fúnebre na igreja das Antas.

As portas abertas serão as 26, 27, 3 e 4, na bancada central Poente, e as portas 7 e 8, na superior Sul.

Urna de Pinto de Costa começa a sair da igreja das Antas

A urna de Pinto da Costa começa a sair da igreja das Antas, ao som do cântico "Pinto da Costa, allez".

FERNANDO VELUDO/LUSA

Urna de Pinto da Costa chega ao Dragão

A urna de Pinto da Costa já está a caminho do Estádio do Dragão, com o carro funerário a fazer o trajeto escoltado pelos Super Dragões, que entoam cânticos.

Milhares de adeptos já estão nas bancadas do recinto, assim como os atletas dos vários plantéis do FC Porto.

Urna de Pinto da Costa no relvado do Estádio do Dragão

FERNANDO VELUDO/LUSA

A urna de Pinto da Costa já está no relvado no Estádio do Dragão, juntamente com troféus que o FC Porto conquistou durante a sua presidência (1982-2024).

A chegada do caixão ao relvado foi muito aplaudida pelos presentes nas bancadas, antes de se ouvir o hino do clube.

A homenagem ainda demorou algum tempo a começar, mas as palavras introdutórias do 'speaker' do recinto prenunciariam o fim do silêncio na plateia e a chegada em ovação do caixão, coberto por uma bandeira do FC Porto e transportado a partir do túnel de acesso aos balneários, sob a proximidade de familiares e do cardeal Américo Aguiar, bispo de Setúbal e amigo do antigo líder portista.

A expressão "o presidente dos presidentes", cunhada pelo sucessor André Villas-Boas, predominava nos dois ecrãs do recinto e servia de pano de fundo na bancada nascente, a única sem público, enquanto a urna ia repousando durante quase cinco minutos junto aos principais troféus nacionais e internacionais vencidos pelo FC Porto com Pinto da Costa.

Ausente no funeral, por respeito ao pedido feito em vida pelo seu antecessor, Villas-Boas assistiu à homenagem no estádio, tal como os futebolistas da equipa principal, cumprindo um minuto de silêncio - quebrado pelos ininterruptos cânticos da claque Super Dragões - e outro com prolongados aplausos.

No final do hino do FC Porto, a urna aproximou-se da bancada sul, reservada aos Super Dragões, com diversos adeptos a chegarem até perto do relvado para um último adeus carregado de emoção e pirotecnia, que cobriu o relvado com uma névoa azul e branca.

Os restos mortais de Pinto da Costa permaneceram no relvado cerca de 10 minutos, mas parte da multidão viria a seguir o carro funerário até ao Cemitério do Prado do Repouso, na freguesia portuense do Bonfim, onde o corpo será cremado em cerimónia reservada à família.

Antes da derradeira homenagem do FC Porto, o estádio já estava envolvido por faixas e panos gigantes das claques do clube, bem como milhares de mensagens escritas, coroas de flores, velas, cachecóis, bandeiras e camisolas, sendo transformado desde a noite de sábado num memorial em honra do ex-dirigente, que morreu aos 87 anos, e tornou-se o dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial à frente dos 'dragões', de 1982 a 2024.

Lusa

Sérgio Conceição diz que guardará antigo dirigente no coração

O treinador Sérgio Conceição despediu-se hoje de Pinto da Costa, lembrando a amizade existente com o ex-presidente do FC Porto, que o faz permanecer para sempre nos corações dele e da família.

"Se uma imagem vale mil palavras, seriam precisas mil imagens para descrever tudo que representa para mim, Presidente. O que fez pelo nosso FC Porto é mais do que sabido, o que fez por mim, pela minha família, guardaremos para sempre bem perto dos nossos corações", sublinhou o treinador na rede social Instagram.

Sérgio Conceição, que marcou presença no domingo, proveniente de Milão, e hoje, no Porto, nas cerimónias fúnebres do antigo presidente dos 'dragões', lembrou também que os últimos momentos foram difíceis para ambos.

"Os últimos tempos não foram fáceis, mas muito acima disso ficam décadas de colaboração, cumplicidade, amizade. De uma partilha que não precisou de palavras, gestos ou expressões. Uma quase telepatia. Descanse em paz meu amigo, Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Até sempre!", acrescentou.

Lusa

Urna de Pinto da Costa a caminho do cemitério

A urna de Pinto da Costa está já a caminho do cemitério do Prado do Repouso, onde será cremado, numa cerimónia para a família.

Diário de Notícias
www.dn.pt