Ílhavo e Loures. Duas exposições para 'encontrar' o mundo
“Diálogos Paralelos” e “Algoritmo do Olhar”. Duas exposições de desenho e ilustração com formas diferentes de mostrar o mundo, real e imaginário, num trabalho do designer e ilustrador Carlos Rosa, que podem ser apreciadas em dois momentos. A primeira mostra está disponível a partir do dia 24 de maio, o próximo sábado, na Torre da Oliva, em Ílhavo. Já a segunda tem início marcado para 25 de julho, na Galeria Municipal Vieira da Silva, em Loures.
Na descrição da apresentação que estará disponível já no fim de semana, Carlos Rosa (que colaborou com o DN) refere que este projeto explora a convivência concetual e gráfica entre os desenhos a caneta e café e a ilustração, numa relação fortuita e não programada. Explica que os trabalhos estão divididos em pequenos núcleos, sendo, assim, possível, observar-se a relação “gráfica entre técnicas, mas também um diálogo constante entre o campo e a cidade, entre o real e o imaginado, entre a humanidade e as personagens fabricadas que se inserem em ambientes distópicos”.
No caso do evento de julho, este terá como mote o “conflito entre o ser humano e as máquinas no cinema”. Lembra Metropolis (1927) de Fritz Lang, que aborda essa temática, como sendo, talvez, o filme de sci-fi mais influente de sempre. “Foi talvez o ponto de partida para as distopias adivinhatórias, e talvez também o ponto de partida para a convenção de um algoritmo social e moral”.
Segundo as palavras do designer, professor e diretor do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, a “criação destes mundos fictícios influencia novos mundos, também eles fabricados, que são os mundos em que vivemos”.
Ao longo da carreira, Carlos Rosa foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, dos quais se destaca o Prémio Nacional de Design – Sebastião Rodrigues, atribuído pelo Centro Português de Design, e o reconhecimento como Ícone de Design pela Computer Arts.