Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa.
Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa.Foto: Reinaldo Rodrigues

Teatro Variedades lança campanha de recolha de objetos históricos para centenário

Fotografias, programas de espetáculos, bilhetes, figurinos ou adereços podem ser doados ou emprestados até 31 de janeiro de 2026.
Publicado a
Atualizado a

O Teatro Variedades, em Lisboa, completa hoje 99 anos e a empresa municipal de cultura lançou a campanha “Teatro Variedades: 100 anos de memórias”, destinada a recolher e preservar objetos e histórias contadas por quem as viveu.

A informação foi divulgada hoje, em comunicado, pela EGEAC - Lisboa Cultura, dando início às comemorações do centenário do teatro com uma campanha que “é um convite a todos os que guardam, na gaveta ou na memória, pedaços desta história: fotografias, programas de espetáculos, bilhetes, figurinos, adereços, histórias de quem lá esteve, do lado de cá ou de lá do pano”.

A recolha deste acervo vai decorrer até 31 de janeiro de 2026, com vista à realização de uma exposição a inaugurar nesse ano feita de objetos, imagens e testemunhos reais, “numa homenagem à memória coletiva deste palco lisboeta”, acrescenta a empresa municipal.

“O maior legado do Teatro Variedades é, sem dúvida, a sua capacidade de refletir a alma lisboeta”, sublinhou, citado no mesmo texto, o diretor do Teatro Variedades e do Capitólio, Joaquim René.

Durante “quase um século, o Variedades foi palco de emoções, sátiras, risos, crítica social, cultura e momentos de pura alegria. Foi sempre um teatro popular e democrático – acessível, vibrante, sem preconceitos, atento”.

Reaberto em outubro de 2024, o Variedades “assume hoje um papel renovado, mas fiel às suas origens”, segundo o diretor do teatro, definindo-o como um “ponto de encontro entre gerações e géneros artísticos, mas também enquanto espaço de criação e partilha, onde tradição e inovação convivem”.

Quem tiver memórias do Teatro Variedades pode partilhá-las para o e-mail memoriasvariedades@egeac.pt ou, presencialmente, em dia/horário a combinar previamente através deste endereço.

São aceites empréstimos, cedências digitais (digitalizações ou reproduções) ou doações de objetos, concluiu a EGEAC - Lisboa Cultura.

Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa.
Quadro furtado em 1978 foi devolvido à Câmara de Santarém
Teatro Variedades, no Parque Mayer, em Lisboa.
Cinemas portugueses com melhor junho em espectadores desde 2019

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt