fallback
fallbackfallback

Retificação

Publicado a
Atualizado a

DIREITO DE RETIFICAÇÃO:

Ao Exmo. Director do Diário de Notícias,

Conforme a Lei de Imprensa, Lei n.° 2/99 (DR n.° 10/1999, Série I-A de 1999-01-13);

Eu, abaixo assinado, venho requerer o direito de rectificação em referência ao artigo “O olhar mais antigo e de quem não gostava do Marquês de Pombal" escrito por João Céu e Silva publicado na secção cultura (online), a 09 Jun 2025 (https://www.dn.pt/cultura/o-olhar-mais-antigo-e-de-quem-n%03%A3o-gostava-do-marqu%C3%AAs-de-pombal)

Trata-se principalmente de rectificar a informação do seguinte parágrafo:

"Anos depois da descoberta deste documento biográfico, a equipa que integra o levantamento do Pombal Global encontrou uma segunda versão desta biografia na Universidade de Coimbra. Alícia Lose explica: "Ficou bem claro que era um texto anterior ao nosso, de uma mão só e mais limpo, apesar de conter rasuras e acrescentos assimilados." As descobertas ainda não tinham terminado, (…)".

A questão é que a mencionada "descoberta" do códice manuscrito "Memórias de El-Rey D. Jozé" do Arquivo da Universidade de Coimbra, foi feita primeiramente por mim conforme se comprova através do documento de requisição de reprodução n.° 78/98, datado de 1998/10/13, quando investigava a vida e obra do Cardeal-Patriarca D. José de Mendoça. Esta reprodução em microfilme deste códice porventura facilitou a sua acessibilidade pública à consulta de outros investigadores.

Posteriormente, em 2010, estas Memórias, que agora alguns querem aparentemente fazer passar pela primeira biografia do Marquês de Pombal, foram por mim integralmente transcritas (entre as pp. 201 - 450), como documento inédito, na segunda parte da obra publicada pela Universidade Lusíada Editora, Colecção Teses: "O Cardeal-Patriarca de Lisboa Dom José de Mendóça - O Homem e o Seu Tempo (1725-1808)" (ISBN: 978-989-640-087).

D. Filipe Folque de Mendóça

(https://orcid.org/0000-0001-7485-3768)

Ph.D. em Altos Estudos em História (História Contemporânea) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (U.C.)

Do Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (U.C.)

fallback
O olhar mais antigo e de quem não gostava do Marquês de Pombal

NOTA DA DIREÇÃO:

"Respeitando embora interpretação diversa, não nos pareceu que a equipa que refere a existência de um segundo texto na Universidade de Coimbra, que serviu para cotejar a 'primeira biografia ' do Marquês de Pombal, reivindique essa descoberta como sua ou negue que alguém a tenha encontrado antes, pelo que também não antevimos que tivesse havido intenção de “usurpar” qualquer trabalho de outras pessoas."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt