Rei Carlos III partilha as músicas que lhe deram alegria
Kylie Minogue, Bob Marley, Grace Jones, mas também Beyonce e Diana Rossa. Estes e outros artistas integram a playlist do Rei Carlos III, disponível a partir desta segunda-feira na Apple Music, numa iniciativa que visa comemorar o Dia da Commonwealth.
"Ao longo da minha vida, a música significou muito para mim. Tem aquela capacidade notável de trazer memórias felizes, de nos confortar em momentos de tristeza e de nos levar a lugares longínquos”, começa o rei num vídeo de apresentação desta playlist. “Mas, acima de tudo, pode elevar os nossos espirítos a tal ponto e ainda mais quando nos reúne em celebração. Por outras palavras, traz-nos alegria. Isto é o que eu queria partilhar convosco: músicas que me trouxeram alegria”, explica o monarca, senteda na secretária do Palácio de Buckingham, com um sinal luminoso com a indicação, como na rádio, “no ar”.
Num outro vídeo, divulgado esta segunda-feira, o rei lembra Kylie Monogue, que visitou o Palácio de saint James em 2012 para cantar “Loco-Motion”. “Isto e música para dançar”, diz, confessando que considera difícil ficar quieto ao ouvir a energia deste tema.
Ao longo da playlist, que apresenta temas do disco, do reggae, da pop ou do afrobeats, o rei Carlos III vai partilhando histórias dos encontros com alguns destes artistas e como as suas músicas marcaram a sua vida.
Para o monarca britânico, esta é uma "forma interessantes e inovadora" de celebrar o Dia da Commonwealth este ano.