Portugal na final da Eurovisão
Portugal está apurado para a grande final do 66. Festival da Eurovisão. O tema "Saudade, Saudade", composto e interpretado esta terça-feira em Turim, Itália, por Maro, garantiu a presença na final de sábado.
A cantora portuguesa mostrou-se entusiasmada com a passagem à final na entrevista rápida que deu após saber os resultados. Maro disse ainda que durante a atuação teve de se controlar para não chorar, uma vez que o tema é dedicado ao avô. "Pensei muito nele", contou, agradecendo a todos os que votaram no tema.
YouTubeyoutuberWWzrit9AiA
Suíça, Arménia, Islândia, Lituânia, Noruega, Grécia, Ucrânia, Moldova e Países Baixos também garantiram o apuramento.
Na final competem 25 países: os dez escolhidos esta terça-feira, durante a primeira semifinal, e outros dez selecionados na quinta-feira, na segunda semifinal. Há cinco países, os chamados 'Big Five' (França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e o país anfitrião, Itália), que têm entrada direta na final.
Maro está a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, depois de ter vencido, em março, o Festival da Canção. "Saudade Saudade" foi a canção mais votada tanto pelo júri regional como pelo público na final do concurso.
Na primeira semifinal do Festival da Canção, Maro apresentou-se sozinha em palco, mas, na final, decidiu cantar acompanhada por um coro composto pelas cantoras Beatriz Pessoa, Beatriz Fonseca, Carolina Leite e Sara Badalo.
Em Turim atua novamente acompanhada por um coro feminino, que integra Beatriz Fonseca, Beatriz Pessoa, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas.
Maro é o nome artístico de Mariana Secca, lisboeta, que cresceu num ambiente familiar marcado pela música. Começou a estudar piano aos 4 anos, fez o conservatório e estudou na escola de Berklee, em Boston, nos Estados Unidos.
Em 2018 editou o primeiro álbum, homónimo.
Portugal participou no Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez em 1964, tendo, entretanto, falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016). Entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019, Portugal falhou a passagem à final.
Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema "Amar pelos dois", interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.
Em 2021, Portugal esteve no Festival Eurovisão da Canção com "Love is on my side", composta por Tatanka e interpretada pelos The Black Mamba, que alcançou o 12.º lugar no concurso. Itália venceu o concurso no ano passado, com a canção "Zitti e buoni", interpretada pelos Måneskin.