Nichelle Nichols, a tenente Uhura de Star Trek, morre aos 89 anos

Atriz negra que rompeu barreiras, Nichols fez história com um dos primeiros beijos inter-raciais na televisão americana

Nichelle Nichols, a atriz negra inovadora que interpretou a tenente Nyota Uhura na popular série dos anos 1960 "Star Trek", morreu aos 89 anos.

A morte foi anunciada pelo filho, Kyle Johnson, no site oficial uhura.com: "Ontem à noite, a minha mãe, Nichelle Nichols, sucumbiu a causas naturais e faleceu. A sua luz, no entanto, como a das antigas galáxias agora vistas pela primeira vez, permanecerá."

Um porta-voz da família disse que Nichols morreu em Silver City, Novo México, onde ela morava com o filho.

Nichols fez história com um dos primeiros beijos inter-raciais na televisão americana - compartilhado com o Capitão Kirk da USS Enterprise, interpretado por William Shatner (um beijo considerado digno até de uma entrada própria na Wikipedia).

O próprio Martin Luther King Jr., grande figura do ativismo negro norte-americano, elogiou em tempos Nichols, que inovou com o seu desempenho poderoso numa época em que os atores negros eram mais frequentemente escalados como escravos ou criminosos no cinema e na tv.

Nichols, que tinha formação em ballet e teatro musical, a certa altura disse ao criador de "Star Trek", Gene Roddenberry, que queria sair da série para voltar ao teatro. Mas quando ela mencionou isso a Martin Luther King, num encontro casual contado pelo Hollywood Reporter, "todo o sorriso saiu de seu rosto e ele disse: 'Você não pode fazer isso. Não percebe que pela primeira vez somos vistos como devemos ser vistos? Você não tem um papel negro. Você tem um papel igual.'" E Nichols permaneceu na série.

Embora mais conhecida pelo papel de Uhura, Nichols teve uma carreira variada, dançando com Sammy Davis Jr. em "Porgy and Bess", aparecendo na série da NBC "Heroes" e chegando também a gravar um álbum.

Ela também interpretou Uhura - um nome que significa "liberdade" em Swahili (língua banta utilizada na África Oriental) - nos seis primeiros filmes de "Star Trek".

Mais tarde, Nichols trabalhou como recrutadora da NASA e encorajou com sucesso vários afro-americanos talentosos e mulheres de todas as raças a considerar carreiras na agência espacial.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG