Morreu o artista conceptual John Baldessari

John Baldessari tinha 88 anos e era um dos mais importantes artistas conceptuais americanos.

O artista conceptual norte-americano John Baldessari morreu no sábado com 88 anos.

Nascido em 1931, Baldessari vivia em Los Angeles, na Califórnia. Dedicou-se inicialmente à pintura na qual foi progressivamente introduzindo textos e fotografias, na década de 1960. Já nos anos 70 começou também a trabalhar em fotografia, video, cinema, instalação. Nos últimos tempos chegou inclusivamente a usar emojis, uma vez que, como o próprio dizia, era um artista "em aprendizagem constante". Veja aqui algumas das suas obras.

Muitas das suas obras mais revolucionárias são centradas em textos em vez de imagens. Outra característica do seu trabalho é um certo humor, resultante da dicotomia entre a tragédia e o humor. Baldessari costumava comparar-se, por isso, aos espanhóis Francisco de Goya (artista) e Miguel de Cervantes (escritor).

Entre os muitos prémios que recebeu, destacam-se a National Medal of Arts, em 2015, entregue pelo presidente Barack Obama, e o Leão de Ouro pela sua carreira atribuído pela Bienal de Veneza, em 2009.

Baldessari é um dos poucos artistas contemporâneos que aparece na série de animação Os Simpsons e foi ele que deu voz ao seu avatar, no episódio emitido a 25 de março de 2018. O episódio brincava com o facto de pouca gente entender a arte conceptual.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG