Morreu Mercedes Barcha, viúva do Nobel da Literatura Gabriel García Márquez
A mulher do escritor colombiano Gabriel García Márquez, Mercedes Barcha, morreu no sábado, no México, aos 87 anos, anunciou o Secretariado da Cultura mexicano.
"Soube com grande tristeza da morte de Mercedes Barcha", escreveu na rede social Twitter a secretária da Cultura mexicana, Alejandra Frausto. "As nossas profundas condolências".
Relacionados
A causa da morte de Mercedes Barcha, que residia desde 1961 no México, não foi divulgada oficialmente. De acordo com os meios de comunicação social colombianos, a mulher do prémio Nobel da Literatura em 1982 sofria de problemas respiratórios.
García Marquez, nascido em Aracataca, na Colômbia, em 1927, morreu em 2014 no México.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O Presidente colombiano, Ivan Duque, enviou condolências à família de Mercedes Barcha.
"Hoje [sábado] morreu no México Mercedes Barcha, o amor da vida do nosso Nobel Gabriel Garcia Marquez e a sua companheira incondicional", escreveu Duque, manifestando "toda a solidariedade" da Colômbia com a família.
A Fundação Gabriel García Márquez para o novo jornalismo ibero-americano precisou que Mercedes Barcha tinha morrido "na sua casa no México, onde se instalou com Gabo [diminutivo do escritor] em 1961".
García Márquez e Mercedes Barcha casaram em 1958 e viveram juntos até à morte do escritor.

© AFP
Descendente de imigrantes egípcios, Mercedes Barcha nasceu e viveu em Magangue, na Colômbia, onde o pai era proprietário de uma farmácia. Garcia Marquez conheceu a mulher em 1941, quando tinha 13 anos e ela 9, quando acompanhava o pai, de aldeia em aldeia, para propor medicamentos.
O casal teve dois filhos, Gonzalo e Rodrigo, um desenhador e o outro realizador e produtos de cinema e de televisão.