Desde 1983 realizou muito relevantes trabalhos de investigação da obra de Fernando Pessoa, em Portugal e no estrangeiro.
Desde 1983 realizou muito relevantes trabalhos de investigação da obra de Fernando Pessoa, em Portugal e no estrangeiro.Foto: DR

Morreu José Blanco, ex-administrador da Gulbenkian

José Blanco dedicou grande parte da sua vida à Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido autor de diversos trabalhos sobre Fernando Pessoa.
Publicado a
Atualizado a

Morreu no sábado em Lisboa, aos 91 anos, José Blanco. Dedicou grande parte da sua vida à Fundação Calouste Gulbenkian, tendo sido autor de diversos trabalhos sobre Fernando Pessoa. Politicamente foi próximo de António Spínola, o primeiro chefe de Estado português após o 25 de Abril de 1974. Terá sido, também, José Blanco a sugerir o título Portugal e o Futuro para o livro que abalou a ditadura.

A direção do Grémio Literário divulgou uma nota, da autoria de Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Conselho Literário do Grémio Literário, sobre a morte do seu membro. No documento, refere que José Blanco era “licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa. Fez a sua vida profissional na Fundação Calouste Gulbenkian (1961-2004), de cujo Conselho de Administração foi membro desde 1974 até se jubilar. Durante vinte e três anos foi membro do Hague Club, do qual foi presidente em 1986-1987. Desde 1983 realizou muito relevantes trabalhos de investigação da obra de Fernando Pessoa, em Portugal e no estrangeiro”.

Na nota é recordado que José Blanco "participou em numerosos congressos e seminários internacionais de estudos pessoanos e proferiu conferências sobre Pessoa e sobre a História da Cultura Portuguesa e a presença do património cultural de influência portuguesa no mundo . Foi comissário das exposições pessoanas apresentadas em Paris e em Londres (1985). É Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Honorary Fellow do King's College, de Londres. O Grémio Literário homenageia a memória de um grande amigo e apresenta sentidas condolências a sua viúva, família e admiradores".

Esta segunda-feira às 14h00, na Igreja da Basílica da Estrela, haverá a missa do corpo presente, seguindo o funeral para o Cemitério do Estoril.

Desde 1983 realizou muito relevantes trabalhos de investigação da obra de Fernando Pessoa, em Portugal e no estrangeiro.
Morreu a escritora Teresa Rita Lopes, uma das maiores especialistas na obra de Fernando Pessoa
Desde 1983 realizou muito relevantes trabalhos de investigação da obra de Fernando Pessoa, em Portugal e no estrangeiro.
Xavier Salomon é o próximo diretor do Museu Gulbenkian

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt