Morreu Giorgio Armani, famoso estilista italiano. Tinha 91 anos
FOTO: EPA/DANIEL DAL ZENNARO

Morreu Giorgio Armani, famoso estilista italiano. Tinha 91 anos

Um dos nomes mais emblemáticos da moda morreu em casa.
Publicado a
Atualizado a

“Criador, fundador e incansável impulsionador”. Foi assim que a Armani resumiu o percurso do estilista Giorgio Armani para anunciar a morte do estilista italiano, esta quinta-feira, 4 de setembro, aos 91 anos.

Il Signor Armani, como era tratado na empresa, “morreu em paz, rodeado por entes queridos”. “Incansável até ao fim, trabalhou até aos seus últimos dias, dedicando-se à empresa, às coleções e aos muitos projetos em curso e futuros”, garantiu o grupo, assegurando que a empresa, com 50 anos de história e “construída com emoção e paciência” manterá no futuro os ideais defendidos pelo seu criador, nomeadamente a “independência – de pensamento e de ação”.

O império que construiu e que tinha, além de roupa, acessórios, artigos de decoração, perfumes, cosméticos, livros, flores e até chocolates, bem como restaurantes, discotecas e até uma equipa de basquetebol, estava avaliado em mais de 10 mil milhões de dólares. Segundo a Forbes, Giorgio Armani era um dos 200 maiores multimilionários do mundo. A marca gera cerca de 2,3 mil milhões de euros de volume de negócios anual.

Tudo graças à sua visão, que colocou o estilo prêt-a-porter italiano no mapa da moda internacional, com modelos descontraídos mas cheios de elegância. “Eu crio para pessoas reais. Não há virtude nenhuma em criar roupas e acessórios que não sejam práticos”, dizia. E assim conquistou Hollywood.

Com o filme Gigôlo Americano, da década de 1980, Richard Gere tornou-se um galã vestido de Armani, e, ao longo das décadas seguintes, as criações do italiano fizeram parte do figurino em mais de 200 filmes e foram a escolha de celebridades como Sean Penn ou Anne Hathaway – que usaram Armani nos Óscares – bem como Jodie Foster, Sophia Loren, George Clooney e Brad Pitt. O casal David e Victoria Beckham foram rostos da sua campanha publicitária de roupa interior em 2009.

Nascido a 11 de julho de 1934, em Piacenza, uma pequena cidade a sul de Milão, Armani sonhava ser médico. Mas o trabalho em part-time como decorador de montras mudou-lhe o destino. Em 1975, aos 41 anos, ele o companheiro, Sergio Galeotti (morreu em 1985), venderam o seu Volkswagen por 10 mil dólares para abrir a sua própria marca de vestuário masculino de pronto a vestir. Um ano depois, surgiu a coleção feminina.

O casaco desportivo sem forro, lançado no final da década de 1970, combinado com uma simples t-shirt, foi um sucesso. Para o homem, o fato Armani tornou-se imagem de marca. Para a mulher foi revolucionária a chegada do conjunto composto por calças e casaco, sinal do poder que as mulheres começavam a ter no mundo dos negócios.

Ao longo da longa vida, envolveu-se pessoalmente em várias organizações de solidariedade dedicadas às crianças e apoiou a luta contra a SIDA. Em 2002, foi nomeado embaixador da boa vontade da ONU para os refugiados.

Doente há algum tempo, Gorgio Armani faltou pela primeira vez a um dos seus desfiles na Semana da Moda de Milão deste ano, em junho. Planeava um grande evento para celebrar os 50 anos da marca na próxima edição do evento, que acontece este mês.

Sem filhos, Giorgio Armani nunca quis discutir a sucessão do império que criou, mas anunciou a criação de uma fundação para evitar a divisão dos seus negócios e indicou Leo Dell'Orco e Silvana Armani, sua sobrinha, que lideraram as coleções masculina e feminina, respetivamente, para todas as coleções Armani, como sucessores criativos.

O Emporio Armani conta com mais de 9.000 trabalhadores a nível global, com um conselho de administração em que as mulheres ocupam metade dos lugares. Do grupo fazem parte sete polos industriais e mais de 600 lojas em todo o mundo, incluindo Portugal, segundo dados de 2023.

O velório de Giorgio Armani decorrerá no sábado e domingo, em Milão. O funeral será privado numa data não anunciada.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt