Mais três obras de Banksy vão a leilão. Será que uma se volta a autodestruir?

"Stop and search", "Soup Can Yellow" e "Queen Vic" vão ser licitadas esta quarta-feira em Paris, depois de Girl With Balloon se ter autodestruído em recente leilão em Londres

Depois de uma das obras mais famosas do artista Banksy, "Girl With Balloon", se ter autodestruído no dia 5 de outubro, em Londres, logo após martelo ter assinalado a venda em leilão da Sotheby's por 1,042 milhões de libras (1,2 milhões de euros), três novas imagens produzidas pelo enigmático autor vão ser licitadas esta quarta-feira em Paris, no leilão "Search & Stop".

Depois de Banksy ter explicado no Instagram que foi ativada na moldura um mecanismo que destruiu a peça - ainda que a forma como o acionou seja uma incógnita -, há a expectativa de estar preparado novo golpe para o leilão que vai decorrer na capital francesa. "Examinamos as molduras à parte e estamos extremamente vigilante", disse à CNN o leiloeiro responsável, Arnaud Oliveux.

"Não acho que ele vai utilizar o sistema que utilizou para destruir a obra leiloada pela Sotheby's, mas poderá usar algo diferente, outro tipo de alçapão. Por isso, ficaremos alerta", assegurou o responsável pela casa de leilões Artcurial.

Embora Oliveux diga que a Artcurial adoraria que a brincadeira voltasse a acontecer, reconhece não esperar que o artista repita a gracinha. "Banksy é um artista única e as suas peças são igualmente únicas. Ele é um tipo de um tiro apenas, não o imagino a utilizar o mesmo truque duas vezes".

Ainda assim, o leiloeiro admite que as expectativas estão elevadas. "Há definitivamente um grande burburinho em torno deste leilão por causa do que aconteceu em Londres. Há muito interesse por parte dos colecionadores e os preços estão a subir", frisou.

Nesta coleção de Banksy fazem parte três obras: "Stop and search", que mostra a personagem a personagem Dorothy de O Feiticeiro de Oz, com 30 mil euros como base de licitação; "Soup Can Yellow", com uma estimativa de 15 mil e 20 mil euros; e "Queen Vic", com base de licitação entre 3500 e 400 euros.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG