Kevin Costner é ator e produtor da saga Horizon.
Kevin Costner é ator e produtor da saga Horizon.DR

Kevin Costner processado por dupla da atriz Ella Hunt por filmagem de cena improvisada de violação

O produtor e ator da saga Horizon é acusado de assédio sexual, ambiente de trabalho hostil e imposição intencional de sofrimento emocional. Devyn LaBella diz ter sido colocada em cena não programada.
Publicado a
Atualizado a

O ator e produtor norte-americano Kevin Costner foi processado por assédio sexual, ambiente de trabalho hostil e imposição intencional de sofrimento emocional.

Segundo a estação de televisão NBC News, em causa está a queixa apresentada no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles por Devyn LaBella, de 34 anos, uma dupla que fazia as cenas da atriz principal Ella Hunt, no filme "Horizon 2", que alega ter sido colocada numa cena improvisada de violação, sem aviso e sem protocolos adequados de segurança durante a rodagem da cena.

A ação foi apresentada contra Kevin Costner e a produtora Territory Pictures.

A cena de violação, que a queixosa diz ter sido "violenta, improvisada e não programada", decorreu a 2 de maio de 2023, durante as filmagens que decorreram no estado de Utah, tendo LaBella referido na sua queixa que a cena encheu-a de vergonha, prejudicou a sua carreira e deixou-a com um trauma permanente.

"Horizon: Uma Saga Americana" é um filme de quatro partes escrita, dirigida, produzida e protagonizada Kevin Costner, que narra a colonização do oeste americano. O "capítulo 1" foi lançado em junho de 2024, o "capítulo 2" foi estreado em festivais de cinema, mas ainda não está nos cinemas.

Em comunicado, Marty Singer, advogado de Kevin Costner, esclareceu, quarta-feira, que as alegações de LaBella não têm "nenhum mérito", sendo "completamente contraditada pelas suas próprias ações", uma vez que, sublinha, "a cena em questão foi explicada à sra. LaBella", tendo ela depois "ensaiado como personagem com outro ator e deu, em seguida, aprovação ao seu supervisor, o coordenador de duplos, indicando a sua disposição de filmar a cena”.

Os advogados de LaBella garantem que este processo tem como objetivo "abordar as falhas contínuas das produtoras de Hollywood" e a necessidade de coordenação da intimidade.

Segundo a denúncia, Devyn LaBella assinou um contrato com a produtora cinematográfica como dupla da atriz principal, Ella Hunt. Nesse contexto, a sua função "era substituir a atriz durante as cenas físicas e realizar as acrobacias enquanto as câmaras gravavam", frisando que "essas cenas geralmente são ensaiadas e coreografadas para garantir segurança e precisão".

Ainda segundo o que consta no processo, nas primeiras semanas, na primavera de 2023, LaBella dez as acrobacias sem incidentes, mas a 2 de maio as coisas "mudaram drasticamente", pois quando Ella Hunt chegou ao local das filmagens, descobriu que Costner tinha requerido cenas adicionais, que não estavam na lista, segundo as quais o ator Roger Ivens simulava uma cena de violação com a atriz principal.

“Devido à natureza improvisada e violenta do pedido de mudança de roteiro, juntamente com a falha em garantir um coordenador de intimidade exigido contratualmente para a cena, a senhora Hunt ficou visivelmente chateada e saiu do set de filmagens, recusando-se a fazer a cena”, refere a denúncia, acrescentando que Costner pediu a LaBella que a substituísse, algo que ela não estaria habilitada a fazer como duplo, mas apesar disso aceitou o pedido.

A queixosa alega entretanto que não foi avisada previamente da natureza sexual da cena em causa, tendo apenas se apercebido quando Roger Ivens puxou violentamente a sua saia.

O processo alega que esta cena viola as regras da SAG-AFTRA, que exigem o consentimento por escrito de um artista que faça uma cena simulando sexo, um procedimento que deve ser feito pelo menos 48 horas antes do horário marcado. A SAG-AFTRA proíbe ainda alterações de última hora.

Devyn LaBella ficou chocada, mas conteve as lágrimas, tendo depois mostrado a sua indignação com os coordenadores de duplos, algo que foi desmentido pelo advogado de Kevin Costner.

Em junho de 2023, LaBella iniciou terapia para tratar os sintomas da experiência traumática, "incluindo memórias angustiantes intrusivas", distúrbios do sono, medos de intimidade e ansiedade. Certo é que ela não foi contratada para fazer o terceiro capítulo da saga, cujas filmagens se iniciaram no início de 2024.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt