‘James’ de Percival Everett vence o Prémio Pulitzer de ficção
O romance James de Percival Everett venceu o Prémio Pulitzer de ficção. James foca-se na personagem Jim do livro Aventuras de Huckleberry Finn de Mark Twain. Jim é um escravo que será vendido a um homem de Nova Orleães e vai ser separado da mulher e da filha, mas decide esconder-se na ilha de Jackson e conhece o jovem Huckleberry Finn, que fingiu a própria morte para fugir ao pai abusivo.
O júri considerou a obra “uma notável reconsideração de Huckleberry Finn, que dá a Jim o poder de ilustrar o absurdo da supremacia racial e oferece uma nova perspetiva sobre a busca da família e da liberdade”.
O livro recebeu o National Book Award e o Prémio Kirkus. Está também a ser produzido um filme baseado nesta obra por Steven Spielberg. James foi publicado em Portugal em março, na coleção Contemporânea, dos Livros do Brasil, com tradução de Bruno Vieira Amaral.
O autor, Percival Everett de 68 anos, nasceu nos Estados Unidos a 22 de dezembro de 1956. Faz parte da lista das 100 personalidades mais influentes da revista Time. O seu livro As Árvores foi finalista do Prémio Booker 2022 e o romance Erasure foi adaptado para cinema, dando origem ao filme American Fiction, vencedor do Óscar de 2023 para melhor argumento adaptado.