Vestido vermelho e sapatos Louboutin. Aretha Franklin como uma rainha
Um vestido e sapatos vermelhos. Não são cores habituais num funeral, mas é assim que Aretha Franklin repousa num caixão dourado no primeiro dos dois dias em que vai estar em câmara-ardente para ser saudada pelos fãs. A roupa, escolhida pela família, é fiel à aura de diva que Aretha cultivava.
Até a pose, de pés cruzados, é diferente do habitual. O vestido vermelho com rendas e contas foi feito à medida. Os sapatos da mesma cor são da conhecida marca Louboutin, com um salto de 12,7 centímetros. Também os brincos foram feitos especialmente para a diva.
Segundo a coordenadora do funeral, ao longo dos dois dias em que vai estar em câmara-ardente no Museu Charles H. Wright de História Afro-Americana, em Detroit, serão vários os modelos usados por Aretha Franklin.
A cor do vestido tem sido ligada ao facto de a cantora ter pertencido à irmandade Delta Sigma Theta, que se distingue por lutar pelos direitos das mulheres afro-americanas. As flores que rodeiam o caixão são as suas favoritas: rosas cor-de-rosa.
"Ela será apresentada numa maneira que reflete a sua vida e o seu legado", refere Linda Swanson, vice-presidente executiva da funerária Swanson, que organiza a cerimónia, citada pelo USA Today.
O próprio caixão dourado é banhado a ouro de 24 quilates - um modelo igual com que foram sepultados James Brown e Michael Jackson.
O funeral está marcado para sexta-feira no Greater Grace Temple, uma cerimónia destinada apenas para a família e amigos próximos. Aretha Franklin morreu aos 76 anos devido a um cancro no pâncreas.