Uma top model, um apresentador gay, um veterano e uma cristã árabe. Eis o quarteto da Eurovisão

Bar Refaeli, Assi Azar, Erez Tal e Lucy Ayoub são os anfitriões escolhidos para conduzir as três galas da Eurovisão em Telavive, Israel.

Se Lisboa acolheu a Eurovisão com um quarteto de apresentadoras - a primeira vez na história de um dos programas mais vistos em todo o mundo -, Israel decidiu-se pela paridade. À frente das duas semi-finais e da final vão estar dois homens e duas mulheres.

Eles são um apresentador veterano que está ligado a alguns dos programas de maior sucesso em Israel (Erez Tal) e um carismático apresentador homossexual, casado com um arquiteto espanhol (Assi Azar). Elas são a top model Bar Refaeli e Lucy Ayoub, uma jovem cristã árabe.

A final do eurofestival da canção vai realizar-se em maio, em Telavive, depois de Netta Barzilai ter vencido a competição no ano passado, em Lisboa.

As escolhas da estação pública de televisão israelita KAN foram tornadas públicas, depois de meses de expectativa.

Apesar de ser conhecida como modelo, Bar Refaeli (ex-namorada de Leonardo DiCaprio) é reconhecida no seu país como apresentadora no horário nobre. No entanto, a sua escolha não é pacífica, dado que foi aberta uma investigação pelas finanças a ela e aos seus pais por suspeitas de evasão fiscal, branqueamento de capitais e falso testemunho.

Reação diferente mereceu a escolha de Assi Azar, reconhecido como um dos homossexuais mais influentes do país - está na lista das 100 pessoas gay mais influentes do mundo - e um apresentador de sucesso no seu país. Conduzido programas como o Rising Star, que escolhe o representante israelita da Eurovisão.

Erez Tal tem 25 anos de experiência na televisão, já criou, produziu e apresentou dezenas de programas de sucesso no horário nobre. Entre eles, dez temporadas do reality show Big Brother.

Lucy Ayoub é um novo talento da televisão israelita. Cristã árabe conquistou a fama como Youtuber, fez parte do júri israelita na Eurovisão que decorreu em Lisboa, em 2018.

As semifinais de 2019 estão marcadas para 14 e 16 de maio e a grande final para 18 do mesmo mês.

Exclusivos