"A Favorita" à frente de "Roma" e "Assim Nasce uma Estrela" em nomeações para os Bafta

Candidatos foram anunciados esta quarta-feira pela organização dos prémios de cinema britânicos.

"Roma", do mexicano Alfonso Cuarón, e "Assim Nasce uma Estrela", protagonizada por Lady Gaga, são dois dos filmes em competição na edição deste ano dos prémios britânicos de cinema Bafta, anunciou hoje a organização.

Mas o filme com mais nomeações é "A Favorita", que conta com Olivia Colman no papel de rainha Ana no drama que se estreia a 7 de fevereiro em Portugal. Colman venceu o Globo de Ouro para melhor atriz. O filme tem, ao todo, 12 nomeações, enquanto "Roma" e "Assim Nasce uma Estrela" somam sete nomeações cada um.

Na categoria de "Melhor Filme" os candidatos da edição deste ano são "Roma", "Assim Nasce uma Estrela", "BlacKkKlansman", "A Favorita" e "Green Book: Um Guia para a Vida", revelou hoje a Academia Britânica de Artes e Televisão de Cinema (BAFTA).

Alfonso Cuarón por "Roma", Spike Lee por "BlacKkKlansman", Pawel Pawlikowski por "Guerra Fria", Yorgos Lanthimos ("O Favorito") e Bradley Cooper ("Assim Nasce uma Estrela Nasce") são os candidatos ao prémio de "Melhor Realizador".

Na lista de candidatas a "Melhor Atriz" anunciada hoje estão Olivia Colman ('A Favorita'), Glenn Close ('The Wife'), Lady Gaga ('Assim Nasce uma Estrela'), Melissa McCarthy ('Can you ever forgive me?') e Viola Davis pela sua interpretação em ('Widows').

Os candidatos a "Melhor Ator" são Bradley Cooper ('Assim Nasce uma Estrela'), Christian Bale ('Vice'), Rami Malek ('Bohemian Rhapsody'), Steve Coogan ('Stan & Ollie') e Viggo Mortensen (Green Book: Um Guia para a Vida').

Na categoria de "Melhor Atriz Secundária" concorrem Amy Adams, Claire Foy, Emma Stone, Margot Robbie e Rachel Weisz e de "Melhor Ator Secundário" Adam Driver, Maheshala Ali, Richard E. Grant, Sam Rockwell e Timothée Chalamet.

De acordo com a organização os candidatos a "Melhor Guião original" são "Cold War", "The Favourite", "Green Book", "Vice" e "Roma".

A 72.ª edição dos prémios Bafta vai realizar-se a 10 de fevereiro no Royal Albert Hall, em Londres.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.