"Não acabem no hospital", pede Netflix ao público de "Bird Box"

Filme com Sandra Bullock motiva novo fenómeno na internet. Desta vez há quem se entretenha a caminhar, em casa ou na rua, de olhos vendados. A Netflix já emitiu o alerta.

A história é apocalíptica: o Mundo está a ser invadido por extraterrestres e quem os vir é, misteriosamente, impelido a cometer suicídio. No centro da história, uma família liderada por Sandra Bullock que se vê forçada a desempenhar as mais variadas e arriscadas tarefas, sempre de olhos vendados, sempre em busca de uma forma de fuga. O problema chegou da internet, onde nasceu um novo desafio - fazer vídeos a andar, em casa ou na rua, de olhos vendados - e a Netflix já reagiu. "Não acabem no hospital", pede a promotora responsável pelo filme Bird Box (Às Cegas, no título para Portugal)", que bateu recordes de audiências logo na primeira semana. No total, já terá sido visto por mais de 45 milhões de subscritores.

"Não acredito que tenho de dizer isto mas por favor não se magoem com este desafio da Bird Box. Não sabemos como é que isto começou e agradecemos o amor, mas Boy e Girl [as personagens do filme] só têm um desejo para 2019 e é que vocês não vão parar ao hospital por causa de memes", pode ler-se numa mensagem publicada pelo serviço de streaming no Twitter.

Nas redes sociais, foram várias as pessoas que partilharam vídeos a andar vendados. E se alguns vídeos provocam risos, noutros as pessoas colocam-se em situações mais perigosas, a si e a terceiros. Há quem tenha tentado conduzir, andar ou pedir comida sem ver.

Saltar de carros e comer cápsulas de detergente: os últimos desafios da internet

Estes fenómenos de repetição à escala mundial são frequentes. Em julho de 2018, o desafio passou por dançar ao som da canção do rapper Drake "In My Feelings" ao lado de um carro ou a saltar de uma viatura na estrada. Várias celebridades juntaram-se ao movimento, ajudando-o a tornar-se maior. Tudo começou quando o rapper norte-americano Shiggy partilhou no Instagram um vídeo dele a dançar perto de carros.

Antes, em janeiro do ano passado, a "moda" passou por ingerir cápsulas de detergente - o Tide Pod Challenge. Adolescentes de tudo o mundo filmavam-se a comer detergente em pó, lixívia ou amaciador.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.