Morreu aos 90 anos arquiteto português Victor Consiglieri

O arquiteto realizou várias obras como a sede da Agência Militar no Largo da Sé em Lisboa e o edifício da GNR em Almodôvar.

O arquiteto português Victor Consiglieri morreu na quarta-feira, a poucos dias de completar 91 anos, anunciou a Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos.

Nascido em Lisboa, em 05 de maio de 1928, Victor Consiglieri foi professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, na Universidade Moderna de Lisboa, na Universidade de Évora, entre outras.

Consiglieri iniciou a sua atividade como arquiteto na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Ministério das Obras Públicas, em 1954, segundo os dados biográficos disponibilizados pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos.

Passou pelas Habitações Económicas -- Federação das Caixas de Previdência, onde trabalhou nas Habitações Económicas e colaborou nos projetos para os bairros Silva Porto e de Queluz, tendo transitado para a Comissão dos Equipamentos Coletivos da Secretaria de Estado da Segurança Social, onde elaborou vários projetos para equipamentos sociais.

Victor Consiglieri projetou um conjunto de moradias e de edifícios públicos como a sede da Agência Militar no Largo da Sé em Lisboa, o edifício da GNR em Almodôvar e projetos para os edifícios da GNR em Alvaiázere e Reguengos de Monsaraz.

O arquiteto realizou ainda projetos para entidades oficiais como a Escola Agrícola em Cabo Verde ou a Igreja em Moçâmedes, em Angola.

O funeral realiza-se hoje às 11:30, no cemitério dos Olivais, em Lisboa.

Exclusivos

Premium

Clássico

Mais de 55 milhões de euros separam plantéis de Benfica e FC Porto

Em relação à época passada, os encarnados ultrapassaram os dragões no que diz respeito à avaliação do plantel. Bruno Lage tem à sua disposição um lote de jogadores avaliado em 310,7 milhões de euros, já Sérgio Conceição tem nas mãos um grupo que vale 255,5 milhões. Neste sábado, no Estádio da Luz, defrontam-se pela primeira vez esta temporada.