Concertos de Plácido Domingo cancelados nos EUA

A Orquestra de Filadélfia foi a primeira a reagir, cancelando um concerto do famoso tenor, que estava agendado para setembro, na sequência de acusações de assédio sexual. A Ópera de Los Angeles está a investigar

Depois de nove mulheres terem acusado Plácido Domingo de assédio sexual, as repercussões não se fizeram esperar. A Orquestra de Filadélfia, nos Estados Unidos, que tinha programado um concerto com mais famoso tenor da atualidade para a sua noite de abertura da temporada, a 18 de setembro, voltou atrás e cancelou o espetáculo. Mas as ondas de choque não param por aqui. Já são quatro casas de ópera nos Estados Unidos a tomar posição sobre o caso.

Nove mulheres, oito cantoras e uma bailarina, acusaram Plácido Domingo, em declarações à AP, de terem sido assediadas sexualmente pelo tenor espanhol desde a década de 1980 e seis outras mulheres afirmaram ter sido incomodadas pelos suas propostas sexuais. As reações por parte das instituições musicais nos Estados Unidos foram quase imediatas.

Quatro já reagiram publicamente, duas das quais cancelaram concertos de Plácido Domingo que estavam agendados para a próxima temporada. Além da Orquestra de Filadélfia, também a Ópera de São Francisco cancelou um concerto do cantor, que estava agendado para outubro.

A Ópera de Los Angeles, da qual Plácido Domingo é diretor-geral, emitiu por sua vez um comunicado, afirmando que vai investigar a questão. Sublinhando que o tenor "é uma força criativa na vida" da instituição, os responsáveis sublinham que "envolverão um conselho externo na investigação sobre as legações acerca de Plácido Domingo".

Já a Ópera Nacional em Washington, onde o tenor foi diretor durante 15 anos, afirmou em comunicado ter políticas de "zero tolerância" relativamente a escândalos deste tipo.

Plácido Domingo já se tinha manifestado perturbado pelas acusações de que é alvo, considerando-as "imprecisas", mas confessando ser "doloroso ouvir" que possa ter "incomodado alguém, ou causado desconforto", e reiterando que as suas eram as "melhores intenções".

Exclusivos