Bafta. Roma é o melhor filme, A Favorita tem mais prémios

A Favorita, do grego Yorgos Lanthimos, foi o filme mais premiado esta noite no Royal Albert Hall ao conquistar sete troféus. Roma arrecadou quatro estatuetas, incluindo a da categoria mais importante.

A Favorita foi o grande vencedor da 72.ª edição dos prémios BAFTA que decorreram na noite desta segunda-feira no Royal Albert Hall, em Londres. O filme que nos remete para o século XVIII, quando a rainha Ana liderava a Inglaterra, conquistou sete troféus, incluindo os de melhor atriz - Olivia Colman - e melhor atriz secundária - Rachel Weisz.

A academia britânica atribuiu o prémio de melhor filme a Roma, a longa-metragem de Alfonso Cuarón, que conquistou a estatueta para o melhor realizador. Filme que já conquistou o Leão de Ouro em Veneza, no ano passado, ainda antes de ser disponibilizado na plataforma de streaming Netflix, que o produziu.

Na cerimónia que contou com a apresentação de Joanna Lumley (célebre pela série de comédia Absolutamente Fabulosas), que se apresentou em palco vestida de astronauta e acompanhada por elementos do Cirque du Soleil, a British Academy of Film and Television Arts entregou a sua distinção especial, o BAFTA Fellowship, a Thelma Schoonmaker, figura cuja excecional carreira envolve a produção de Hollywood e algumas memórias especificamente britânicas.

Numa das reações da noite, Rachel Weisz subiu ao palco para agradecer o prémio de melhor atriz secundária e dizer que se sentia "com muita sorte" por ter entrado num filme "com duas mulheres gloriosas" - Olivia Colman e Emma Stone.

O filme A Star is Born, com Lady Gaga e realizado por Bradley Cooper, ganhou apenas um BAFTA: o de melhor banda sonora. No Twitter, Lady Gaga escreveu: "Fizemos um filme sobre música. Isto significa tudo para mim. Obrigada a todos os meus fãs, gostamos muito de vocês."

O prémio de melhor ator foi para Rami Malek, no filme Bohemian Rhapsody, e Mahershala Ali foi considerado o melhor ator secundário, pelo papel no filme Green Book.

O prémio revelação distinguiu a atriz Letitia Wright, pelo papel no filme Black Panther, e Free Solo ganhou na categoria de documentário.

A lista completa dos prémios:

Melhor filme: Roma

Melhor atriz: Olivia Colman - A Favorita

Melhor ator: Rami Malek - Bohemian Rhapsody

Melhor atriz secundária: Rachel Weisz - A Favorita

Melhor ator secundário: Mahershala Ali - Green Book

Melhor filme estrangeiro: Roma (México)

Melhor realizador: Roma - Alfonso Cuarón

Melhor documentário: Free Solo

Melhor filme de animação: Spider-Man: Into the Spider-Verse

Melhor guião original: A Favorita - Deborah Davis e Tony McNamara

Melhor guião adaptado: BlacKkKlansman - Spike Lee, David Rabinowitz, Charlie Wachtel, Kevin Willmott

Melhor Banda Sonora: A Star Is Born

Melhor fotografia: Roma

Melhor edição: Vice

Melhor direção de arte: A Favorita

Melhor guarda-roupa: A Favorita

Melhor caracterização: A Favorita

Melhor edição sonora: Bohemian Rhapsody

Melhor efeitos visuais: Black Panther

Melhor filme britânico:A Favorita

Melhor curta metragem britânica: 73 Cows

Melhor curta de animação britânica: Roughhouse

Prémio do público para a estrela em ascensão: Letitia Wright

Exclusivos