Flak, "O Anzol" e as semelhanças com The Cure: "Tenho factos que provam que não se tratou de plágio"

As semelhanças entre "O Anzol" e "Just Like Heaven" são evidentes e não há quem não as note. No dia em que os The Cure atuam no palco principal do NOS Alive, em Lisboa, o DN falou com Flak, guitarrista e fundador dos Rádio Macau.

Que O Anzol dos Rádio Macau e Just Like Heaven dos The Cure têm semelhanças ninguém duvida. O assunto é assunto desde 1987 - o ano em que ambas, com um mês de diferença, foram editadas.

No dia em que a banda The Cure sobe ao palco do NOS Alive, o guitarrista Flak, fundador da banda Rádio Macau contou ao DN a história do nascimento de O Anzol. E sublinhou: "Tenho factos que provam que não se tratou de plágio."

João Pires de Castro, a.k.a. Flak, autor da música, explica que, apesar de a música só ter sido lançada com o álbum O Elevador da Glória a 1 de novembro de 1987, "foi gravada e masterizada no verão de 1986, em agosto". Assim, é impossível acusar a banda de plágio, uma vez que o tema Just Like Heaven da banda de rock britânica, só foi lançado em outubro de 1987.

Apesar disso, Flak reconhece a parecença das melodias dos dois temas, mas esclarece que essa coincidência facilmente se justifica. " Produzi a música acompanhado de uma harmónica e de uma guitarra. A sequência de acordes utilizada no Anzol é utilizada em muitas outras músicas. Se pesquisar no YouTube, vai encontrar muitas músicas que têm na base essa sequencial de acordes."

O guitarrista dos Rádio Macau relembrou que, na altura da polémica, o país tinha saído, há pouco tempo, de um regime fascista e que a reação das pessoas à polémica decorreu de um complexo de inferioridade dos portugueses em relação ao estrangeiro. Se alguém tivesse ter copiado alguém, então era óbvio que tinham sido os portugueses".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG