Exames de Português nos EUA com o melhor resultado de sempre
Apesar de uma redução no número de alunos devido à pandemia de covid-19, os resultados dos exames de português feitos por centenas de estudantes do ensino básico e secundário nos EUA foram os melhores de sempre.
O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua anunciou na quarta-feira que os resultados dos exames de português feitos por centenas de alunos do ensino básico e secundário nos Estados Unidos da América foram os melhores de sempre.
Relacionados
"Os resultados de 2020 foram os melhores de sempre nos exames de Português NEWL (National Examination in World Languages), a nível nacional nos EUA, e em comparação com as outras línguas (Árabe, Coreano e Russo)", lê-se numa nota de imprensa.
A nota, que cita uma missiva enviada pelo American Councils for International Education (AC), afirma que esta entidade "referiu o importante contributo do Camões, I.P. e da FLAD -- Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento para as inscrições de alunos do ensino básico e secundário, que realizaram os exames a partir de suas casas devido à covid-19".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
No comunicado de imprensa, lê-se ainda que "segundo o American Council, os apoios do Camões, da FLAD e do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal têm garantido que os estudantes de língua portuguesa nos EUA, independentemente da sua capacidade para pagar o exame, possam demonstrar os seus conhecimentos linguísticos e aptidões culturais num exame nacional de proficiência rigoroso e com critérios de qualidade assegurados pelo College Board, cobrindo todas as competências comunicativas".
Apesar de salientar que houve um menor número de alunos devido à pandemia, o AC informou ainda que três em cada quatro alunos que fizeram o teste tiveram a nota máxima.