Escritor C. J. Sansom morre aos 71 anos
O escritor C. J. Sansom morreu no sábado passado e a informação foi anunciada esta segunda-feira pela sua editora.
O autor dos romances Winter in Madrid e Dominion foi diagnosticado em 2012 com mieloma múltiplo, um tipo de cancro raro e incurável que afeta a medula óssea.
“Uma pessoa intensamente reservada, Chris desejou desde o início apenas ser publicado discretamente e sem alarido. Mas as respostas entusiásticas do público aos seus romances deram-lhe sempre um prazer imenso, pelo que trabalhou incansavelmente em cada livro de modo a não dececionar um único leitor. O escritor estava a trabalhar num novo romance de Shardlake, Ratcliff, mas o agravamento do seu estado de saúde tornou o progresso dolorosamente lento”, disse a sua editora Maria Rejt, da Pan Macmillan, citada em comunicado enviado pela LeYa/ ASA.
J. Sansom estudou na Universidade de Birmingham. Doutorou-se em História e exerceu advocacia. Estreou-se na ficção há 21 anos com Dissolução, o primeiro volume da série Shardlake. Esta foi adaptada para a televisão Dissolução – Um Mistério Shardlake e irá estrear no Disney+ a dia 1 de maio, data em que a nova edição do bestseller irá chegar às livrarias portuguesas.
“É uma coincidência extraordinariamente estranha que Chris tenha morrido apenas alguns dias antes de uma nova geração de fãs conhecer Matthew Shardlake, Barak e Guy e companhia, através da adaptação televisiva, pela Disney +, de Dissolução – Um Mistério Shardlake, que será lançada esta quarta-feira”, diz Antony Topping, o agente do escritor.