"O áudio é tão importante quanto a incrível fotografia que tivemos, é nisso que acreditamos", afirmou a cineasta, nas entrevistas de bastidores com os vencedores dos Óscares..A Loudness Films, sediada em Lisboa, foi responsável pelo trabalho de "foley" do documentário, que cria os sons impossíveis de captar nas filmagens, através da 'foley mixer' Joana Niza Braga e do 'foley artist' Nuno Bento..Segundo explicou Elizabeth Chai Vasarhelyi, a escolha aconteceu por causa da supervisora de edição de som, Deborah Wallach, com a qual a realizadora trabalhou nos últimos seis filmes. Foi ela que "encontrou este talento maravilhoso em Portugal", disse a cineasta..Em "Free Solo", Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi acompanham o alpinista norte-americano Alex Honnold na escalada dos 900 metros de altura da parede de granito El Capitan, na Califórnia, sem quaisquer cordas ou proteções.."É com o som que somos transportados para lá", disse Vasarhelyi. "Compreendemos isso e também tivemos um excelente misturador de produção que conseguiu pôr um microfone no Alex"..A cineasta falou das dificuldades de captar som numa situação tão arriscada e com pouco equipamento e a sua importância para o resultado final, sublinhando o impacto de registar "a forma como o Alexa respira" e "o som dos movimentos mais discretos"..Nos bastidores da cerimónia, o co-realizador Jimmy Chin referiu o caráter arriscado das filmagens e disse que não conseguia ver o alpinista durante a escalada.."Carregámos o peso de toda a produção ser perfeita, porque se cometêssemos algum erro poderia ter sido catastrófico", partilhou o realizador..Evan Hayes, que coproduziu o documentário, acrescentou que Alex Honnold "merece muito do crédito" pelo filme e pela vitória nos prémios da Academia.."Free Solo" foi produzido pelo National Geographic e estreou em setembro de 2018. Pode ser visto a partir de 17 de março no canal National Geographic.