Criadores de "Free Solo" descobriram "talento maravilhoso em Portugal"

Os criadores de Free Solo, que venceu o Óscar de Melhor Documentário nos prémios da Academia, escolheram a Loudness Films para o trabalho de efeitos sonoros, devido ao "talento maravilhoso" que descobriram em Portugal, disse à Lusa a realizadora Elizabeth Chai Vasarhelyi.

"O áudio é tão importante quanto a incrível fotografia que tivemos, é nisso que acreditamos", afirmou a cineasta, nas entrevistas de bastidores com os vencedores dos Óscares.

A Loudness Films, sediada em Lisboa, foi responsável pelo trabalho de "foley" do documentário, que cria os sons impossíveis de captar nas filmagens, através da 'foley mixer' Joana Niza Braga e do 'foley artist' Nuno Bento.

Segundo explicou Elizabeth Chai Vasarhelyi, a escolha aconteceu por causa da supervisora de edição de som, Deborah Wallach, com a qual a realizadora trabalhou nos últimos seis filmes. Foi ela que "encontrou este talento maravilhoso em Portugal", disse a cineasta.

Em "Free Solo", Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi acompanham o alpinista norte-americano Alex Honnold na escalada dos 900 metros de altura da parede de granito El Capitan, na Califórnia, sem quaisquer cordas ou proteções.

"É com o som que somos transportados para lá", disse Vasarhelyi. "Compreendemos isso e também tivemos um excelente misturador de produção que conseguiu pôr um microfone no Alex".

A cineasta falou das dificuldades de captar som numa situação tão arriscada e com pouco equipamento e a sua importância para o resultado final, sublinhando o impacto de registar "a forma como o Alexa respira" e "o som dos movimentos mais discretos".

Nos bastidores da cerimónia, o co-realizador Jimmy Chin referiu o caráter arriscado das filmagens e disse que não conseguia ver o alpinista durante a escalada.

"Carregámos o peso de toda a produção ser perfeita, porque se cometêssemos algum erro poderia ter sido catastrófico", partilhou o realizador.

Evan Hayes, que coproduziu o documentário, acrescentou que Alex Honnold "merece muito do crédito" pelo filme e pela vitória nos prémios da Academia.

"Free Solo" foi produzido pelo National Geographic e estreou em setembro de 2018. Pode ser visto a partir de 17 de março no canal National Geographic.

Exclusivos