Concurso das sardinhas de 2025 já tem vencedores
A 15.ª edição do Concurso Sardinhas, promovido pela EGEAC no âmbito das Festas de Lisboa, já tem vencedores anunciados. Foram escolhidas cinco propostas entre mais de seis mil candidaturas, assinadas por autores de Lisboa, São Domingos de Rana, Porto e São Paulo, no Brasil - num ano em que o concurso bateu recordes de participação.
As propostas vencedoras são “Sabão Sardinha”, de Sónia Correia de Sousa; “Tantas casas, mas nenhum lugar para viver”, de Mirjam Siim; “Entre os Pingos da Chuva”, de Sofia Junqueira; “Encalcetada”, de Vasco Figueiredo; e “Sardinha Bordada: A Tradição em Cada Ponto”, da autoria de Ruivo.
À semelhança de anos anteriores, a seleção das sardinhas foi feita internamente por colaboradores da EGEAC. Cada vencedor recebe um prémio de 1500 euros.
De acordo com nota divulgada pela EGEAC, a edição deste ano contou com um aumento significativo da participação: mais 2431 sardinhas do que em 2024, o que representa um crescimento de cerca de 40%. No total, chegaram 6013 propostas, enviadas por quase 3000 participantes de 75 países.
Do total de propostas, 3582 foram enviadas a partir de Portugal e 2431 chegaram do estrangeiro, com destaque para países como Colômbia, Estónia, Indonésia, Camarões e Austrália.
Sob o lema “Faz, Refaz e Envia”, o concurso apelou à criatividade sem fronteiras nem restrições de idade. A única regra essencial foi a de manter a silhueta da sardinha, qualquer fosse o meio utilizado - desenho, escultura, colagem, pintura ou fotografia.
Aberto a participações individuais ou em coautoria, o concurso anual valoriza a originalidade, legibilidade e adaptabilidade das propostas, que são frequentemente usadas em materiais de comunicação das Festas de Lisboa.
As cinco sardinhas vencedoras juntam-se agora ao imaginário popular lisboeta e terão destaque na divulgação das Festas de Lisboa durante o mês de junho, integrando as celebrações dos Santos Populares na cidade.