Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, na apresentação do programa evocativo dos 500 Anos da morte de Vasco da Gama
Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, na apresentação do programa evocativo dos 500 Anos da morte de Vasco da GamaFOTO: Leonardo Negrão

Comemorações dos 500 anos da morte de Vasco da Gama começam esta segunda-feira

Colocação de uma coroa de flores, pelo primeiro-ministro, no túmulo de Vasco da Gama, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, marca o início do programa comemorativo.
Publicado a
Atualizado a

As comemorações dos 500 anos da morte do navegador Vasco da Gama (1469-1524) iniciam-se esta segunda-feira, com a colocação de uma coroa de flores, pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, no túmulo de Vasco da Gama, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, afirmou, em novembro, na apresentação do programa comemorativo, que este terá "uma dimensão celebrativa e um aprofundamento do conhecimento" da figura histórica e do seu contexto.

Após a cerimónia nos Jerónimos, segue-se, às 18:00, no vizinho Centro Cultural de Belém, o concerto "Mares", sob a direção do maestro Nuno Corte-Real, pela Orquestra de Câmara Darcos e o Officium Ensemble.

O programa do concerto inclui a peça "Fratres", de Arvo Pärt, e o "Magnificat Manuelino", de Corte-Real, estreado em 2021, por ocasião dos 500 anos da morte do rei Manuel I.

O programa comemorativo prevê ainda um ciclo de conferências em três locais relacionados com a memória de Vasco da Gama, a partir de 6 de janeiro, na Sociedade de Geografia de Lisboa, seguindo-se, a 15 de fevereiro, o Centro de Artes de Sines, terra natal de Vasco da Gama, e no dia 15 de março, na Biblioteca Doutor Palma Caetano, na Vidigueira, de onde Vasco da Gama recebeu o título de conde.

O programa comemorativo tem como objetivo "garantir que figuras históricas desta importância e ciclos evocativos como estes 500 anos façam parte da oferta cultural que o Ministério da Cultura tem que garantir", afirmou Dalila Rodrigues em novembro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt