Carminho posa para foto com cartaz do Eletrical Studio
Carminho posa para foto com cartaz do Eletrical StudioPaulo Spranger

Carminho lança novo EP com três canções inéditas e uma parceria com Caetano Veloso

'Carminho At Electrical Audio', é o novo EP da fadista. Foi gravado em Chicago e chega às principais plataformas de streaming de música hoje.
Publicado a
Atualizado a

Chega às principais plataformas digitais esta sexta-feira (11), Carminho At Electrical Audio, o novo EP de Carminho, gravado em Chicago, Estados Unidos, no ano passado com produção de Steve Albini,  produtor de renome que morreu em maio deste ano. O EP traz três composições inéditas – Não Olhes os Meus Olhos, Gota de Água e Deixei a Minha Casa – e inclui uma nova parceria com Caetano Veloso na música Os Argonautas.

Após participar em Você Você no álbum Meu Coco de Caetano Veloso, lançado em 2022, Carminho decidiu incluir Os Argonautas no seu novo projeto. A canção, escrita por Caetano em 1969, faz alusão ao poema homónimo de Fernando Pessoa e já havia sido interpretada pela fadista  durante a última digressão de Caetano em Portugal.

"Nós cantávamos Você Você juntos nos concertos, mas eu achava que era muito pouco tocar apenas um tema no concerto de Caetano. Ele disse para eu escolher outro, e sugeri Os Argonautas. É uma música que reflete este encontro entre Portugal e Brasil, duas nações de uma mesma língua, com essa transatlanticidade do mar, de porto e das palavras de Fernando Pessoa", explica Carminho.

A ideia de gravar Os Argonautas surgiu nos bastidores da digressão, quando Caetano elogiou a interpretação da música, que Carminho havia rearranjado para incluir a guitarra portuguesa. O cantor brasileiro  sugeriu que a fadista gravasse uma versão da canção, e assim nasceu o projeto.

Há um ano, enquanto estava em digressão pelos Estados Unidos, Carminho conseguiu realizar uma gravação no famoso estúdio Electrical Audio em Chicago, com Steve Albini. A fadista conta que foi uma combinação de fatores improváveis que tornaram possível um dia de estúdio, sem grandes expectativas, apenas com o desejo de viver o processo de gravação com famoso produtor.

A fadista Carminho.
Fotografia: Paulo Spranger

"Só tinha a expectativa do que seria um dia de trabalho com o Steve Albini. Toda a gente que trabalha em estúdio sabe que às vezes a sessão não resulta em nada, seja por  problemas técnicos, emocionais ou de ambiente, que podem atrapalhar. Eu queria viver o processo, ver como ele captaria a essência das músicas do fado, com o seu som cru e autêntico, sem grandes manipulações", revela Carminho em conversa com o DN.

A artista levou três composições inéditas que já estavam bem ensaiadas com sua banda, Não Olhes os Meus Olhos, Gota de Água e Deixei a Minha Casa. “Essas músicas já nos eram familiares, pois ensaiávamos constantemente durante a digressão. Eu estava sempre a pedir nos ensaios para dar corpo às canções”, comenta a cantora.

No final da sessão de gravação, Carminho recordou-se do conselho dado por Caetano Veloso e decidiu incluir Os Argonautas como o quarto tema do EP. O resultado superou suas expectativas: "Gravamos quatro faixas completas num dia. Foi uma experiência rica e criativa, capturada de uma forma tão simples e ao mesmo tempo tão intensa. O som cru e direto que procuramos estava lá", conta, acrescentando que logo após a gravação informou Caetano Veloso e pediu que o cantor e compositor brasileiro lhe enviasse sua participação na música - na qual se pode notar um sotaque mais aportuguesado do baiano, assim como em Você Você.

Após a morte de Steve Albini, a 7 de maio deste ano, foi Taylor Elis, braço direito do produtor, que editou o EP: “Infelizmente o Caetano gravou depois do Steve Albini morrer, ele já não pode editar a gravação. Mas a voz do Caetano foi para o Electrical Audio, passou para a tape que tinha as faixas dos instrumentos e portanto entrou dentro do circuito analógico através desse processo. Depois disso foi misturado pelo Taylor Ellis, portanto foi o  mais próximo de ser o próprio Albini  a fazer”, relembra.

Das três canções inéditas, Carminho fala com carinho de Gota de Água, uma peça baseada em versos curtos de António Gedeão, que a fadista transformou numa "canção atípica". "Queria algo que não seguisse uma estrutura tradicional. Gota de Água foi construída em redor de uma peça sonora, com elementos instrumentais que intercalavam os versos. É uma canção que me inspira pela sua simplicidade e, ao mesmo tempo, por ser diferente do que costumo fazer", detalha.

O novo EP de Carminho já está disponível em todas as plataformas digitais e a cantora poderá acompanhar a repercussão de suas novas composições e da mais recente parceria com Caetano Veloso do outro lado do mundo. De momento, a fadista encontra-se em turné do álbum Portuguesa no Japão, onde promove sete concertos em seis cidades diferentes até o próximo dia 20: “É a minha primeira vez lá e os bilhetes já estão esgotados há meses. Estamos com grande expetativa”, finaliza. 

nuno.tibirica@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt