Gene Hackman e mulher mortos em casa. Intoxicação por monóxido de carbono descartada, aumentam as suspeitas
O ator Gene Hackman e a mulher, Betsy Arakawa, foram encontrados mortos na quarta-feira em casa, em Santa Fé, Novo México. O cão do casal também foi encontrado nas mesmas circunstâncias.
A informação foi confirmada pelas autoridades locais, que abriram uma investigação, que para já encara as mortes como suspeitas, depois de descartada a possibilidade de morte por monóxido de carbono.
“A 26 de fevereiro de 2025, aproximadamente às 13h45, os delegados do xerife do condado de Santa Fé foram enviados para um endereço na Old Sunset Trail em Hyde Park, onde Gene Hackman, 95, e a mulher, Betsy Arakawa, 64, e um cão foram encontrados mortos”, lê-se num comunicado policial.
De acordo com o mandado de busca citado pelo site TMZ, "a morte dos dois indivíduos é suficientemente suspeita para exigir buscas e investigações completas, uma vez que a parte denunciante encontrou a porta da frente da residência desprotegida e aberta, os agentes da polícia observaram um cão saudável a correr na propriedade, outro também saudável perto da cadela falecida".
A filha do ator, Elizabeth Jean Hackman, em declarações ao site TMZ, havia adiantado a suspeita de que a causa da morte teria sido por intoxicação de monóxido de carbono. No entanto, esta possibilidade já foi descartada, uma vez que, ainda de acordo com a TMZ, não foi encontrada qualquer fuga ou envenenamento por monóxido de carbono.
Isto depois de a empresa de gás do estado do Novo México ter feito uma inspeção na residência do ator. "Não há sinais ou evidências que indiquem que houve problemas associados às tubagens dentro e ao redor da residência", concluiu a empresa.
Entretanto, o chefe da polícia local revelou que Betsy Arakawa foi encontrada no chão da casa de banho, com um aquecedor perto da sua cabeça, tendo ainda encontrado um frasco de medicamentos laranja com comprimidos espalhados pela bancada. A mesma fonte, de acordo com a TMZ, considera que a mulher de Gene Hackman já estaria morta há algum tempo, pois o corpo estava em estado de decomposição com inchaço no rosto e mumificação nas mãos e nos pés.
Por sua vez, Gene Hackman foi encontrado numa sala perto da cozinha, estava vestido e com os óculos ao lado do corpo, suspeitando-se que tenha caído repentinamente.
Com uma carreira de mais de seis décadas, Gene Hackman, 95 anos, ganhou dois Óscares, dois BAFTAS, quatro Globos de Ouro e um Screen Actors Guild Award.
"Os Incorruptíveis contra a Droga", de William Friedkin (1971), e "Imperdoável", de Clint Eastwood (1992), valeram-lhe os Óscares para Melhor Ator e Melhor Ator Secundário, respetivamente. Foi nomeado outras três vezes, pelos filmes "Bonnie and Clyde" (1967), "Choque de Gerações" (1970) e "Mississipi em Chamas" (1988).
O ator tinha 95 anos e a mulher, pianista, tinha 63. Estavam casados desde 1991, sendo que para Gene Hackman este era o segundo casamento. O ator tem três filhos dessa primeira relação.
Gene Hackman nasceu a 30 de janeiro de 1930 em San Bernardino, Califórnia.
Nas redes sociais, ínumeras personalidades ligadas ao cinema já lamentaram a morte do ator, caso do realizador Francis Ford Coppola.
"A perda de um grande artista causa sempre tanto luto como celebração. Gene Hackman foi um grande ator, inspirador e magnífico no seu trabalho e complexidade. Lamento a sua perda e celebro a sua existência e contribuição", escreveu Coppola das redes sociais.