19 500 pessoas passaram pelos três dias do Sónar Lisboa
O festival de música eletrónica Sónar Lisboa que decorreu entre sexta-feira e domingo, recebeu 19 500 visitantes no total. Um número semelhante à edição de 2023, indicou Paulo Amaral, da organização do festival, ao DN.
O responsável explicou que, depois de uma primeira edição com concertos espalhados por vários locais da cidade, a organização decidiu, o ano passado (2ª edição), realizar tudo no mesmo local e “este ano conseguimos arrumar a casa e organizarmos o espaço do Parque Eduardo VII. Achamos que encontrámos o modelo certo, o feedback que recebemos do público indica isso”.
A edição deste ano viu aumentar para “quase 80%” o número de estrangeiros no festival. "De início esperávamos 70% de público estrangeiro, mas esse número foi superado, ficando muito perto de 80% de estrangeiros que vieram a Lisboa de propósito para o Sónar. Talvez o cartaz deste ano tenha apelado mais a isso”, explicou Paulo Amaral. Das 50 nacionalidades presentes, a maioria foi espanhola.
D.R.
Dois noites com a visita de Bjork
A edição deste ano teve ainda a visita surpresa da cantora islandesa Bjork que esteve por estes dias em Lisboa e para além de ter sido vista no festival Soundcheck Belém, organizado pelo CCB, foi ao Sónar duas noites.
“Fomos avisados umas horas antes, por alguém do management dela a dizer que vinha. E depois da primeira noite, quis voltar um segundo dia. Foi muito engraçado, gerou muita curiosidade e ela gostou muito”.
A edição do próximo ano já está prometida - a venda antecipada de bilhetes começa amanhã - “vamos voltar e isso é garantido, mas vamos ainda fazer um balanço para ver o que é necessário ajustar. Sabemos que há vontade de muitas pessoas virem a Lisboa conhecer o Sónar, e falta apenas perceber como fazê-lo da forma mais correta”, explicou Paulo Amaral.
A 3ª edição do Sónar Lisboa contou com 54 atuações no Pavilhão Carlos Lopes com artistas de 16 países com nomes internacionais como Tiga, Sevdaliza e Bonobo, e os portugueses como Branko, Vanyfox, Yen Sung, DJ Lynce e, entre outros, Iolanda, vencedora do Festival da Canção deste ano.
Depois de Lisboa, Istambul
De 26 a 28 de abril o festival Sónar regressa à Turquia, para a oitava edição em Istambul. E nos dias 13, 14 e 15 de junho, a tour mundial do Sónar 2024 será concluída na sua cidade natal de Barcelona, para a 31ª edição.
Em Lisboa, e durante os três dias para além de artistas internacionais como Tiga, Sevdaliza e Bonobo, o cartaz contou com portugueses como Branko, Vanyfox, Yen Sung, DJ Lynce e, entre outros, Iolanda, vencedora do Festival da Canção deste ano.