Campanha nacional de rastreios de hipertensão arranca no Porto
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) começa este sábado, 16 de dezembro, no largo da Trindade, uma ação que vai percorrer várias cidades até meados do próximo ano no âmbito da Missão 70/26 - Pelo controlo e proteção dos doentes hipertensos em Portugal. A iniciativa "Pela Saúde de Portugal" é uma parceria com o Diário de Notícias e a TSF e tem o apoio da farmacêutica Servier Portugal.
A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco cardiovascular, responsável por uma alta taxa de mortalidade, mas também por muitas sequelas e incapacidades que ficam após os acidentes e limitam essas vidas. "A meta é atingir os 70% de doentes hipertensos vigiados e controlados nos próximos dois anos e a campanha de rastreio que agora começa será um contributo significativo", afirma Rosa de Pinho, presidente da SPH.
As ações "Pela Saúde de Portugal" traduzem-se num consultório móvel onde profissionais de saúde vão fazer o rastreio gratuito à pressão arterial e ao perfil lipídico
"Muitas pessoas não sabem que são hipertensas e, por outro lado, quem sabe não dá a devida atenção à doença nem cumpre corretamente a terapêutica e a vigilância. Consideramos que ter apenas metade dos doentes controlados é um valor muito baixo e, por isso, queremos atingir a meta dos 70% em 2026", afirma a médica. "Pode parecer um objetivo muito ambicioso, mas cada um tem de olhar pela própria saúde".
As ações da campanha "Pela Saúde de Portugal" traduzem-se num consultório móvel onde profissionais de saúde vão fazer o rastreio gratuito à pressão arterial e ao perfil lipídico com o objetivo de detetar e melhor controlar a hipertensão e o risco cardiovascular. Estas ocasiões serão também aproveitadas para sensibilizar a população para esta questão de saúde pública. "Confrontamo-nos com uma doença silenciosa e medir a pressão arterial é importante para identificar se temos níveis elevados ou não. Se não o fizermos nunca vamos perceber", considera Rosa de Pinho.
O diagnóstico que será realizado a todas as pessoas que se dirigirem à carrinha estacionada e identificada com o slogan da campanha é rápido e simples consistindo na medição da pressão arterial máxima e mínima. Conheça abaixo as datas de passagem nas outras cidades do país:
- Porto - 16 de dezembro
- Vila Real - 20 de janeiro
- Guarda - 17 de fevereiro
- Coimbra - 16 de março
- Santarém - 20 de abril
- Lisboa - 17 de maio
- Évora - 22 de junho
- Faro - 20 de julho