Perseverance envia novas fotos. E é uma estrela das redes sociais

Operação de aterragem do novo rover da NASA no Planeta Vermelho contabilizou 53 tweets por segundo.

A chegada do rover Perseverance a Marte foi um êxito científico mas também um enorme sucesso mediático, em particular nas redes sociais.

No Twitter, segundo os dados reunidos esta sexta-feira pela plataforma Visibrain "mais de 1,5 milhões de mensagens foram publicadas" em 24 horas sobre a arriscada operação de aterragem da sonda.

Durante as últimas cinco horas de aproximação ao Planeta Vermelho, houve 53 tweets por segundo sobre o assunto, revelou a Visibrain, citada pela AFP.

Ainda de acordo com a mesma fonte, esta foi a primeira vez que um evento deste género gerou tanto interesse nesta rede social.

Números elevados mas que estão longe de outros tipos de de conteúdos, como a invasão do Congresso americano, a 6 de janeiro, que gerou mais de 23 milhões de tuítes em 24 horas (uma média de 430 por segundo).

Tal como já vem sendo hábito neste tipo de missões, a NASA criou para o novo habitante robô de Marte a sua própria conta de Twitter.

No momento conta com 1,7 milhões de seguidores. Aqui é possível acompanhar a progressão da missão do Rover.

Destaque para a foto do rover pendurado pelos paraquedas momentos antes de tocar solo marciano.

Também foi divulgada a primeira fotografia em alta resolução e a cores da sonda, com o seguinte comentário: "Um horizonte aberto, com tanto por explorar. Mal posso esperar para arrancar".

Há ainda a imagem de uma das rodas do rover, junto de rochas cujo tipo é ainda desconhecido. Uma das missões da sonda é descobrir de que género se tratam.

Com AFP

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG