Já passaram por Lisboa o equivalente a 3734 anos de vídeo de futebol em alta-definição
Num mundo cada vez mais sedento de comunicações digitais, é natural pensar que a quantidade de dados que trocamos esteja sempre a aumentar, mas os números objetivos (e o que eles significam quando transformados em algo que compreendamos) são impressionantes.
Segundo o mais recente balanço da DE-CIX, operadora líder mundial de Internet Exchange (IX), a que o DN teve acesso, a taxa de transferência de tráfego global de dados nada menos do que duplicou desde 2020 e aumentou 15% em 2024, atingindo um recorde de 68 exabytes.
Isto equivale, esclarece a própria empresa, em comunicado "à quantidade de dados necessários para transmitir – em alta definição – um jogo de futebol que dure 2 milhões de anos".
Isto a nível mundial. Por cá o crescimento ainda foi maior: "o DE-CIX Lisboa registou um fluxo de 132,53 petabytes (PB) em 2024 (+ de 600% face a 2022).
Esta quantidade de dados é "o equivalente à transmissão em alta definição de um jogo de futebol que dure 3734 anos".
A DE-CIX tem mais de 3400 redes conectadas em todo o mundo e tem visto o crescimento subir permanentemente. E foi a 20 de novembro de 2024 que "a transferência global de dados atingiu um pico único de 24,92 terabits por segundo (Tbit/s), o valor mais elevado do ano". Isto deveu-se, escreve a empresa, a "vários lançamentos e atualizações de jogos de diversos fornecedores".
"Precisamente às 19.00 GMT do dia 20 de novembro, foi trocado, num único segundo, nas redes conectadas aos IX da DE-CIX o equivalente a uma pilha de papel impresso 20 vezes maior que o Monte Evereste. No espaço de um minuto, 186,9 terabytes de dados fluíram pelos IX da DE-CIX em todo o mundo", pode ler-se.
Das apps nativas para as aplicações baseadas na internet (webApps)
O crescente recurso a serviços "na nuvem" e a apps baseadas na internet (webApps) "tem vindo a impulsionar o crescimento do tráfego de dados na DE-CIX", prossegue a empresa, que este ano comemora os 30 anos de existência, bem como do seu primeiro IX, em Frankfurt, Alemanha.
"Se em 2020 foram trocados 32 exabytes de dados e 38 exabytes em 2021, este valor cresceu para 48 exabytes em 2022 e depois para 59 em 2023. Juntamente com a subida em 2024, isto representa um crescimento de 113% no tráfego de internet nos Internet Exchange da DE- CIX em todo o mundo, ao longo dos últimos cinco anos".
A videoconferência e os serviços de streaming, encabeçado pelos jogos são os serviços que mais dados consoem. E é possível analisar "diferenças significativas em termos de utilização ao longo do segundo semestre de 2024",
"A videoconferência registou fortes mudanças sazonais, com um crescimento de até 30% no terceiro trimestre de 2024, após o abrandamento no verão. O nível reduziu ligeiramente durante a época festiva, nomeadamente na passagem do ano. A utilização de serviços de streaming de vídeo on-demand manteve-se consistentemente elevada durante o segundo semestre do ano, mostrando até que ponto estes serviços se tornaram o padrão para muitos utilizadores. Os jogos online, que contribuíram com a maior quantidade de tráfego das três classes de tráfego analisadas, também se mantiveram consistentemente elevados no terceiro e quarto trimestres de 2024, com um ligeiro aumento durante a época festiva."
Ivo Ivanov, CEO da DE-CIX, realça como a infraestrutura digital é de "enorme importância para impulsionar a vida quotidiana de milhões de pessoas, seja para comunicação, entretenimento, aprendizagem, saúde, produtos e aplicações baseadas em dados, Inteligência Artificial ou transmissão de destaques desportivos globais. As ligações rápidas e seguras dos Internet Exchanges da DE-CIX são essenciais para o nosso modo de vida moderno”.
A própria DE-CIX inclui no seu comunicado este glossário:
Quanto é 68 exabytes?
A velocidade de transmissão de dados é especificada em terabits por segundo (Tbit/s).
1 terabit por segundo é 10³ Gbit/s, 10 6 Mbit/s, 10 9 kbit/s, ou 10 12 bit/s, ou 1.000.000.000.000 bit/s.
8 Terabits = 1 Terabyte (TB), 1.000 TB = 1 Petabyte (PB) e 1.000 PB = 1 Exabyte (EB)
68 exabytes (EB) é a quantidade de dados que seriam necessários para transmitir um jogo de futebol durante 2 milhões de anos em alta resolução