Helicóptero Ingenuity completa segundo voo com sucesso em Marte

Depois do ensaio de segunda-feira, novo sucesso do helicóptero em Marte. Desta vez voou de forma autónoma durante 52 segundos e elevou-se 4,9 metros do solo.

O helicóptero Ingenuity completou com sucesso esta quinta-feira um segundo voo, desta vez mais demorado do que o primeiro realizado no início da semana. O engenho voou autonomamente durante 52 segundos, subindo a uma altura de 4,9 metros na atmosfera marciana. Após um pouso lento, inclinou-se num ângulo de 5 graus e moveu-se para o lado a uma distância de dois metros.

Marte tem um terço da gravidade da Terra e a atmosfera tem 1% da densidade da Terra na sua superfície, condições que tornam extremamente difícil o voo em Marte. "Parece simples, mas há muitas incógnitas sobre como pilotar um helicóptero em Marte. É por isso que estamos aqui, para tornar essas incógnitas conhecidas", disse Havard Grip, piloto-chefe da Ingenuity no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

A equipa está já preparada para tentar mais três voos na próxima semana. O Ingenuity fez um primeiro voo "perfeito" na segunda-feira, com a duração de cerca de 40 segundos, onde se elevou três metros no ar. Foi o primeiro voo controlado e motorizado da história num outro planeta.

A temperatura sentida em Marte pode cair para -90° celsius e o helicóptero alimenta-se através dos painéis solares e usa energia para se manter vivo durante as noites. Apesar do seu peso leve (1,8 kg), a dificuldade do voo é grande, já que a densidade em Marte é apenas cerca de 1% da densidade da Terra, ou seja, o voo é mais exigente, daí o helicóptero parecer um drone com seis motores e um rotor.

A filha de emigrantes portugueses que moram em França, Florbela Costa, lidera o projeto dos tais motores. Florbela Costa, engenheira aeronáutica e que trabalha no grupo suíço Maxon, foi a gestora técnica do projeto que criou os motores que controlam a inclinação das pás do rotor principal, o que permite a propulsão do helicóptero.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG