"Estamos na Lua!". Empresa privada pousa com sucesso módulo lunar
Uma empresa privada norte-americana conseguiu aterrou com sucesso um módulo na Lua, este domingo.
A Missão Blue Ghost 1 da Firefly Aerospace aterrou em segurança às 8h34 (hora em Lisboa), perto de Mons Latreille, uma formação vulcânica em Mare Crisium, no lado nordeste da Lua.
"Estamos na Lua!", exclamou-se, por entre aplausos, no centro de controlo da missão em Austin, no Texas.
A aterragem lunar acionteceu após 45 dias de viagem, que permitiram à nave tirar muitas fotografias espetaculares ao longo do caminho.
Esta é a segunda vez que uma nave espacial privada aterra com sucesso na Lua, depois da sonda Odysseus em fevereiro de 2024. No entanto, esta última foi prejudicada durante a sua estadia lunar pelo facto de ter aterrado num ângulo fraco, partindo pelo menos um dos seus seis pés e acabando assim inclinada na superfície lunar.
Desta vez, porém, o Blue Ghost, um robô dourado compacto com 2 metros de altura e 3,5 metros de largura, aterrou na Lua no domingo de forma "estável e vertical", segundo disse o responsável da Firefly Aerospace, Jason Kim.
"Realizámos duas manobras para evitar riscos durante a alunagem, o que mostra que o nosso software funcionou exatamente como deveria", disse o gestor do programa Blue Ghost, Ray Allensworth, aos jornalistas, enfatizando também a precisão do processo, com o robô a aterrar a menos de 100 metros do seu alvo.
O Blue Ghost, que transporta vários instrumentos científicos da NASA, incluindo uma ferramenta para perfurar o solo lunar e analisar as suas temperaturas, rapidamente enviou as primeiras imagens do terreno.
Para quinta-feira está prevista uma nova alunagem, um sinal da crescente importância do setor privado na exploração espacial.