Passes Navegante sem alteração de preço em 2020

A decisão da Área Metropolitana de Lisboa em não aumentar o preço dos passes Navegante em 2020 insere-se na estratégia de promoção da utilização dos transportes públicos.

Os preços dos passes Navegante não vão sofrer aumentos em 2020, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). No próximo ano, mantém-se então os valores de 40 euros do passe único para quem pretende circular entre os 18 municípios de Lisboa ou de 30 euros se só se ciruclar dentro de um concelho.

A decisão de não aumentar o preço do passe único insere-se na estratégia de promoção da utilização dos transportes públicos, "apesar da Taxa de Atualização Tarifária de 0,38%, decretada pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes", refere o comunicado da AML enviado às redações.

A AML estabeleceu que em 2020 o Navegante não vai sofrer nenhuma alteração "após articulação com as autoridades de transportes e auscultação da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP)".

Títulos de transporte ocasionais podem sofrer aumentos

No entanto, a AML "informou os operadores de serviço público que atuam no território que, conforme determinado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, podem aplicar a taxa, nos limites legalmente definidos, nas tarifas dos títulos de transporte ocasionais (bilhetes simples, de bordo, pré-comprados e unidades intermodais de transporte pré-pagas) e monomodais (tipo passe ou assinatura)".

De acordo com os dados em abril -- data em que foi lançado o passe metropolitano, que permite viajar em todos os concelhos da AML, por um custo máximo de 40 euros, e um passe municipal para quem viaja apenas dentro de um concelho, que custa 30 euros -- foram carregados 324.345 Navegantes Metropolitano, de acordo com os dados provisórios disponibilizados à Lusa em setembro.

Em agosto, de acordo com os dados provisórios, foram carregados 389.419 Navegantes Metropolitano e 76.129 Navegantes Municipal (em abril tinham sido 101.643).

O Navegante Metropolitano representou em abril 59% das vendas de passes Navegante, em maio 65%, em junho 67%, em julho 69% e em agosto 70%, segundo os dados fornecidos, tendo em conta que foram apenas considerados os passes para utilizadores maiores de 12 anos, pois até esta idade é gratuito, tendo apenas de ser requisitado uma primeira vez.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG