451 sem-abrigo apoiados em Lisboa por causa do frio

Noites de temperaturas muito baixas levaram 451 pessoas a recorrer ao apoio da proteção civil da capital, tendo 150 sido encaminhadas para centros de acolhimento. Foram servidas 886 refeições.

Mais de 400 pessoas foram apoiadas pelos técnicos da Câmara de Lisboa durante o período de temperaturas muito baixas em que esteve em vigor o Plano de Contingência para as Pessoas Sem-Abrigo. Num comunicado divulgado esta manhã pela autarquia é explicado que no Pavilhão do Casal Vistoso foram recebidas 451 pessoas (293 homens e 58 mulheres) e dez animais de companhia de sem-abrigo.

No período em que o plano esteve em prática - iniciou-se na tarde de quarta-feira dia 9 e terminou neste domingo - foram servidas 886 refeições: 670 ligeiras e 683 bebidas como chá, café, leite, sumos e água. De acordo com a autarquia foram ainda utilizadas quatro carrinhas, com motoristas e técnicos sociais das várias instituições parceiras da câmara, que acompanharam as pessoas que recorreram a este apoio.

Entre os sem-abrigo que recorreram ao serviço do Pavilhão do Casal Vistoso, 150 foram encaminhados para cinco centros de acolhimento e um pavilhão onde dormiram. Os serviços de saúde trataram 32 pessoas que apresentavam problemas, tendo três delas sido encaminhadas para o hospital.

Atualmente, o dispositivo de apoio social de Lisboa está na fase azul, em que à monitorização da Proteção Civil se junta um reforço das equipas técnicas de rua para a distribuição de agasalhos e bebidas quentes, pode ler-se no documento.

Exclusivos