Sequela de Blade Runner é "emocionalmente profunda", diz Harrison Ford
O ator norte-americano Harrison Ford apresentou hoje o novo "trailer" de "Blade Runner 2049", qualificando como "emocionalmente profunda" a esperada sequela do clássico filme de ficção científica realizado por Ridley Scott e estreado em 1982. A estreia mundial está agendada para 6 de outubro.
Harrison Ford destacou "a complexa" primeira cena que rodou com o colega Ryan Gosling, durante uma ronda de contactos com a imprensa.
"Era uma cena sobre tudo o que se passou desde a última vez que vimos a minha personagem e na primeira vez que ela surgia nesta película, e as referências que unem estas duas personagens [as de Harrison Ford e de Ryan Gosling], que são inesperadamente profundas, emocionalmente profundas e realmente ricas", disse o veterano ator, de 74 anos.
Ford explicou que o filme "aborda e trata algumas das questões éticas que a tecnologia levanta hoje em dia" e que o enredo explora tanto os benefícios como as consequências desses progressos.
Depois de também ter retomado outras personagens clássicas da sua carreira, como o de Indiana Jones ou de Han Solo, na Guerra das Estrelas, Harrison Ford explicou a razão que o levou a regressar a este universo.
"A personagem encaixa na história de uma forma que me intrigou. Há um contexto emocional muito forte e a relação entre a minha personagem, Deckard, e o resto pareceu-me fascinante. É interessante desenvolver um personagem assim depois de tanto tempo. Foi uma experiência muito gratificante", afirmou.
Por seu turno, Ryan Gosling, que representa nesta sequela o oficial K, disse nunca ter formado parte de um projeto tão ambicioso.
"Vi-me completamente submergido neste universo com o qual cresci. Para mim, a chave foi não mostrar para a câmara o que sentia, porque se supõe que a minha personagem está acostumada a essa realidade, embora eu nunca tivesse visto decores assim. Nunca trabalhei a esta escala. Foi abrumador", contou o ator canadiano.
Na apresentação de hoje esteve também o realizador do filme, o também canadiano Denis Villeneuve.
"Ainda estamos a explorar assuntos como a memória e a empatia. São esses os temas complexos aprofundados na película e, como é óbvio, também o que significa ser humano", afirmou o realizador que sucedeu a Ridley Scott para a sequela.
Além de Ford e Gosling, o filme conta também com outros atores conhecidos, como Jared Leto, Robin Wright, Ana de Armas, Sylvia Hoeks, Carla Juri, Barkhad Abdi y Dave Bautista. A estreia nos cinemas dos Estados Unidos está prevista para 06 de outubro.
A ação do filme Blade Runner decorria numa futurista cidade norte-americana de Los Angeles, no ano de 2019, quando o homem tinha criado clones para fazer trabalhos perigosos. Mas esses clones se rebelavam contra os seus fabricantes numa colónia espacial e originavam um enfrentamento entre criador e criatura.
Deckard, a personagem de Harrison Ford, é um dos encarregados de caçar os clones que se tinham escapado da colónia, regressado à Terra e escondido em Los Angeles.
O elenco de Blade Runner 2049 conta ainda com Robin Wright (House of Cards), Mackenzie Davis (Black Mirror) e Lennie James (The Walking Dead). Dave Bautista (Guardiões da galáxia vol. 2) e Jared Leto (Esquadrão suicida) fazem participações.