Obra de estreia de Svetlana Alexievich chega às livrarias portuguesas

O livro "A guerra não tem rosto de mulher", da Nobel da Literatura de 2015, chega nesta segunda-feira com a chancela da Elsinore, do grupo 20|20 Editora

A guerra não tem rosto de mulher marcou a estreia literária Svetlana Alexievich, em 1985, e a edição que chega agora a Portugal, pela primeira vez, com tradução de Galina Mitrohovitch, é de 2002, reescrita e aumentada pela autora bielorrussa, de 68 anos. O livro é o resultado de quatro anos de pesquisas e entrevistas a dezenas de mulheres, com Svetlana Alexievich a mostrar a perspectiva das mulheres que participaram na II Guerra Mundial.

Este é também o primeiro de cinco livros de um projeto literário intitulado Vozes da Utopia, que a escritora desenvolveu em torno da ex-União Soviética (URSS), mas num registo polifónico, a partir da perspetiva de dezenas de histórias individuais.

A série inclui ainda O fim do homem soviético, editado em 2015, pela Porto Editora, e Vozes de Chernobyl, já lançado pela Elsinore.

A Elsinore garantiu já publicação, para 2017, dos restantes volumes, "As últimas testemunhas" e Rapazes de zinco.

Entre os próximos lançamentos da Elsinore estão ainda dois romances de estreia: O luto é uma coisa com penas, do autor britânico Max Porter, a publicar este mês, e, no final de outubro, Yoro, da escritora espanhola Marina Perezagua.

O que não é teu não é teu, coletânea de contos da autora nigeriana Helen Oyeyemi, e o romance Anatomia de um soldado, escrito a partir da experiência pessoal do ex-militar Harry Parker, que perdeu as duas pernas ao serviço do exército inglês, também sairão em Portugal, com o selo da Elsinore.

A editora tinha já anunciada a edição, em simultâneo com a publicação internacional, a 27 de setembro, de Born to run, a biografia escrita pelo músico norte-americano Bruce Springsteen.

Em outubro, a Elsinore publicará pela primeira vez um romance português, intitulado A avó e a neve russa, do escritor João Reis, e ainda o livro Depois do fim: Crónica dos primeiros 25 anos da 'Guerra de Civilizações', do jornalista Paulo Moura.

O grupo 20|20 Editora integra ainda a Booksmile, vocacionada para a literatura infanto-juvenil, a Nascente, a Topseller e a Vogais.

Pela Topseller sairá, por exemplo, o policial O samaritano, de Mason Cross, pela Vogais, A guerra secreta: Espiões, códigos e guerrilhas 1939-1945, do historiador Max Hastings, e Sobre Bowie, um livro do crítico Rob Sheffield, da Rolling Stone, sobre David Bowie.

Entre as novidades da Booksmile estão Reconstruir os dias, de Margarida Fonseca Santos, O diário de um Banana 11: Tudo ou Nada, de Jeff Kinney, e o 14.º volume da série O bando das cavernas, de Nuno Caravela.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG