Luísa Taveira na administração do CCB

Anúncio foi feito esta tarde, em comunicado, pelo ministério da Cultura. A diretora artística da Companhia Nacional de Bailado vai ocupar o lugar deixado vago por Miguel Leal Coelho

Luísa Taveira vai integrar o Conselho de Administração do Centro Cultural de Belém, presidido por Elísio Summavielle. A atual diretora da Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai assumir o lugar na instituição, sendo nomeado para a CNB o bailarino e coreógrafo Paulo Ribeiro.

Em comunicado divulgado ao final da tarde desta segunda-feira, o Ministério da Cultura destaca "o intenso percurso enquanto programadora, gestora cultural e pedagoga" da nova administradora do CCB. Luísa Taveira vai ocupar o lugar deixado vago por Miguel Leal Coelho, cujo mandato terminou. "O Ministro da Cultura agradece a Miguel Leal Coelho pelo serviço público prestado no Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém", refere o comunicado.

Natural do Porto, Luísa Taveira começou a estudar dança aos nove anos. Em 1974, juntamente com alguns dos seus colegas, funda o Grupo Experimental de Bailado do Porto, com o qual desenvolve uma intensa atividade artística, realizando espetáculos no norte do país. Um ano depois, entra na Upper School do Royal Ballet, em Londres, na qualidade de bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. De regresso a Portugal, ingressa na Companhia Nacional de Bailado - da qual é membro fundador - sendo escolhida, logo na temporada inaugural da companhia, para o papel de Odete, do Lago dos Cisnes.

Entre 1996 e 2000, a convite de Jorge Salavisa, assume as funções de diretora artística adjunta e, posteriormente, de diretora artística da Companhia Nacional de Bailado. Em 2001, é convidada para assessora da área da dança da administração da Fundação Centro Cultural de Belém. Mais tarde, passa a adjunta para a programação com responsabilidades nas áreas da dança, do teatro e da ópera, exercendo também as funções de coordenação da programação das orquestras e formações musicais em residência, dos ciclos temáticos e de alguns dos festivais. No âmbito da programação do Centro Cultural de Belém, funda em 2010, a Companhia Maior, um projeto de intérpretes com mais de 60 anos, provenientes de todas as áreas artísticas. É Mestre pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desde outubro de 2010, Luísa Taveira é Diretora Artística da Companhia Nacional de Bailado e do Teatro Camões.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG