BN foi a primeira a disponibilizar fac-símile de Os Lusíadas

A Biblioteca Nacional de Portugal (BN) informou hoje que o fac-símile digital da primeira edição de "Os Lusíadas", de 1572, foi disponibilizado pela BN na Europeana desde o lançamento desta em 2008.

Esta obra encontra-se disponível na Internet desde Fevereiro de 2002, quando a BN inaugurou a Biblioteca Nacional Digital(BND).

A informação da BN surge na sequência de notícias difundidas recentemente na comunicação social segundo as quais foi a Biblioteca Nacional de Espanha que em 2007 disponibilizou pela primeira vez aquela obra em formato digital.

A mesma edição de "Os Lusíadas" também passou a estar disponível, desde 2005, no serviço The European Library (www.theeuropeanlibrary.org), o portal das bibliotecas nacionais da Europa que congrega os respectivos catálogos e permite aceder a obras já disponíveis em formato digital.

A Biblioteca Nacional de Portugal (www.bnportugal.pt) lembra ainda que é membro da Biblioteca Digital Europeia - Europeana (www.europeana.eu) - desde a sua fundação e que além de manter, desde a fase de projecto, uma participação efectiva no desenvolvimento técnico e organizacional da Europeana, disponibiliza, automaticamente para aquele portal todos os conteúdos da Biblioteca Nacional Digital.

Contudo, a recolha, publicação e indexação dos dados da BND é da responsabilidade da administração dos sistemas que suportam a Europeana, pelo que a BN não pode interferir na frequência da sua actualização.

A Biblioteca Nacional Digital (htto:// bnd.bnportugal.pt) disponibiliza cerca de 11 000 obras digitalizadas, num total de mais de 620 000 imagens.

No primeiro semestre de 2009, este serviço teve um acréscimo de conteúdos de 24 por cento relativamente a Dezembro de 2008 e a média de acessos às obras digitalizadas foi superior a 600 000/mês.

Entre os projectos em curso na Biblioteca Nacional Digital, a BN destaca a digitalização sistemática de incunábulos (tipografia do século XV) e dos impressos portugueses dos séculos XVI e XVII, que estão numa fase adiantada de execução.

Sublinha ainda a digitalização de todo o espólio documental de Fernando Pessoa à guarda da BN, do qual já está disponível a totalidade dos Cadernos do Poeta (29 espécies), o original de "Mensagem", as obras de Alberto Caeiro (http://purl,pt/1000/1/), e o espólio de Camilo Pessanha, que estará acessível a partir do próximo mês.

À medida que são publicados na Biblioteca Nacional Digital, estes conteúdos passam também a estar disponíveis na Europeana.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG