Qual o melhor livro destes 50 anos de prémio Booker?
V. S. Naipul ou Nadine Gordimer? Salman Rushdie ou William Golding? J. M. Coetze ou Kazuo Ishiguro? Yann Martel ou Hillary Mantel? Qual será o melhor de entre os melhores? Para assinalar o seu 50º aniversário, o Booker Prize acaba de anunciar um novo prémio que irá galardoar o melhor livro de todos os vencedores ao longo de meio século.
Haverá cinco jurados e cada um deles fica com a responsabilidade de escolher o melhor livro em cada década. Depois, cabe ao público escolher o vencedor dos cinco finalistas.
Os jurados são: o escritor e editor Robert McCrum (que irá analisar os livros de 1969 1979), o poeta Lim Sissay (que fica com os anos 80), a romancista Kamila Shamsie (a década de 90), o autor Simon Mayo (de 2000 a 2009) e a poetisa Hollie McNish (a partir de 2010).
As cinco obras finalistas serão anunciados a 26 de maio, cerca de um mês antes do Man Booker 50 Festival, marcado para 8 julho, em Londres. Nessa data será revelado o vencedor.
Em 2008, o Booker realizou uma competição semelhante para assinalar o seu 40º aniversário. Nessa altura, tal como também já tinha acontecido em 1993 na eleição de "o Booker dos Booker" que assinalou o 25º aniversário do prémio, o vencedor foi Os Filhos da Meia Noite, de Salman Rushdie (o Booker de 1981).