Museus com transporte grátis no sábado à noite

No sábado, dia 21 de maio, entre as 18.00 e as 23.00, não só será possível visitar gratuitamente onze museus de Lisboa como também há transporte grátis para esses locais.

A iniciativa chama-se "Museus em Movimento", surge no âmbito da Noite Europeia dos Museus, e deve-se a uma parceria entre a Direção Geral do Património Cultural e a Volkswagen Veículos Comerciais.

Com partida da Rotunda do Marquês de Pombal, foram criadas duas rotas para transportar os visitantes entre aos onze museus que nesse dia, em Lisboa, têm entrada gratuita a partir das 17.30 e ficam com as portas abertas até à meia-noite. A partir das 18.00 e até às 23.00, uma frota de Volkswagen Transporter estará, gratuitamente, à disposição de todas as pessoas que aderirem à iniciativa Noite Europeia dos Museus, criada em 2005 pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação. A cada 15 minutos sai um autocarro, seguindo depois caminhos distintos, embora as duas primeiras paragens sejam iguais - Museu do Chiado e Museu Nacional de Arte Antiga (ver infografia ao lado).

A iniciativa pretende desafiar os portugueses a saírem de casa para conhecerem alguns dos melhores museus da cidade de Lisboa, em horários nos quais normalmente não têm oportunidade de o fazer.

A criação de duas rotas distintas visa ainda proporcionar a visita a mais museus onde, para além de verem as coleções habituais, podem participar nas diferentes atividades programadas nos vários espaços. O programa completo está disponível em www.patrimoniocultural.pt

Ler mais

Exclusivos