Estes são os seis escritores finalistas do prémio Man Booker

São apenas dois os autores britânicos entre os seis escritores na 'short list' do Man Booker Prize, o mais importante prémio literário da língua inglesa.

São apenas dois os escritores britânicos entre os seis nomeados na 'short list' do Man Booker Prize, o mais importante prémio literário da língua inglesa. Tom McCarthy e Sunjeev Sahota são os dois únicos britânicos na short list para o Man Booker Prize deste ano. O terceiro britânico, Andrew O'Hagan, que já ganhou este prémio, estava nomeado mas acabou por ficar de fora da short list.

Também de fora ficou outra antiga premiada, Anne Enright, e a autora americana Marilynne Robinson - vencedora de um Pulitzer e de um prémio Orange presenteada por Barack Obama com um Medalha Nacional das Humanidades, era uma das favoritas ao Man Booker deste ano.

Por outro lado, na lista com seis nomes divulgada esta manhã, encontramos duas outras autoras norte-americanas: Anne Tyler e Hanya Yanagihara. Há ainda, pela primeira vez, um jamaicano, e pela segunda vez um nigeriano.

Esta é a lista completa de obras nomeadas:

- Satin Island, de Tom McCarthy (Reino Unido).

- A Brief History of Seven Killings, de Marlon James (Jamaica).

- A Spool of Blue Thread, de Anne Tyler (EUA).

- The Year of the Runaways, de Sunjeev Sahota (Reino Unido).

- A Little Life, de Hanya Yanagihara (EUA).

- The Fishermen, de Chigozie Obioma (Nigéria).

Este é a segunda vez, desde que o prémio começou a ser atribuído em 1969, que a competição está aberta a escritores de qualquer nacionalidade desde que escrevam originalmente em inglês e as obras estejam publicadas no Reino Unido.

O vencedor será anunciado no dia 13 de outubro, em Londres. Todos os autores na short list terão direito a 2500 libras (3500 euros) e uma edição especial do seu livro. O vencedor receberá mais 50 mil libras (68 mil euros).

No ano passado, o vencedor foi o australiano Richard Flanagan com The Narrow Road to the Deep North, editado em Portugal pela Relógio d"Água como A Senda Estreita para o Norte Profundo.

Exclusivos