'Avatar' foi o filme mais pirateado em 2010

Pirataria Avatar, o filme épico de ficção científica realizado por James Cameron, ganhou mais um título: o de filme mais pirateado durante o último ano, com mais de 16 milhões de descargas ilegais. Este recorde junta-se ao outro conquistado anteriormente de filme mais lucrativo de sempre, tendo arrecadado mais de 2,1 mil milhões de euros em todo o mundo desde a sua estreia nos Estados Unidos a 18 de Dezembro de 2009.

Os dados foram ontem divulgados no site TorrentFreak e dão conta que Avatar registou 16,580 milhões de downloads através da tecnologia bit torrent, superando os 11 milhões de descargas ilegais efectuadas em 2009 do filme O Caminho das Estrelas, de JJ Abrams, o mais pirateado no ano passado.

Os valores atingidos ganham uma dimensão ainda mais expressiva ao recordar-se as palavras do realizador James Cameron que defendeu a tecnologia 3D utilizada no filme como uma arma no combate à pirataria na Internet, apresentando-a como uma mais-valia que levaria o público às salas de cinema.

O segundo filme mais descarregado este ano foi Kick Ass - O Novo Superherói, de Matthew Vaughn, com 11,4 milhões de downloads e em terceiro surge A Origem, de Christopher Nolan, com 9,7 milhões. A lista dos dez filmes mais pirateados de 2010 inclui ainda Shutter Island, de Martin Scorcese (9,5 milhões), Homem de Ferro 2, de (8,8 milhões), Confronto de Titãs, de Louis Leterrier (8,040 milhões), Green Zone - Combate pela Verdade, de Paul Greengrass (7,730 milhões), Sherlock Holmes, de Guy Ritchie (7,160 milhões). O grande vencedor da última edição do Óscares, Estado de Guerra, de Kathryn Bigelow, eleito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas como melhor filme e que conquistou ainda a estatueta para melhor realização e argumento, surge na nona posição, com 6,850 milhões de downloads. Salt, de Phillip Noyce, encerra a lista, com 6,7 milhões de descargas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG