Celorico da Beira abre biblioteca com mais de 12 mil livros

O espaço demorou 11 anos a ficar concluído, mas veio preencher uma lacuna, tendo em conta que "o concelho não tinha uma biblioteca capaz e com condições"

A nova Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, um investimento superior a um milhão de euros, abriu este mês e disponibiliza cerca de 12 mil livros, além de jornais, revistas, recursos multimédia e acesso à internet.

A Câmara Municipal de Celorico da Beira refere, em comunicado, que a abertura da Biblioteca Municipal "é um marco importante para o desenvolvimento cultural de Celorico da Beira e do seu concelho", apontando tratar-se de um "novo e moderno equipamento" que está ao serviço da cultura.

O vice-presidente da autarquia, responsável pelo pelouro da educação e da cultura, José Luís Cabral, disse hoje à agência Lusa que a Biblioteca Municipal custou mais de um milhão de euros e "levou 11 anos a ficar concluída", porque quando a sua construção foi iniciada "não foi assegurado o seu financiamento" e foi necessário recorrer a programas comunitários.

" [O novo edifício da biblioteca] está separado do Agrupamento Escolar de Celorico da Beira por cinco ou seis metros e é muito importante para a comunidade escolar, porque o concelho não tinha uma biblioteca capaz e com condições", acrescentou.

Segundo o autarca, a obra permitiu colmatar uma lacuna existente no concelho, dado que a anterior biblioteca funcionava nas instalações do Centro Cultural e não fazia parte da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

Sobre as novas instalações, José Luís Cabral referiu que apresentam "excelentes qualidades" para os leitores e "até para o próprio estudo dos alunos".

Instalada em modernas instalações, num edifício desenhado e construído especificamente para este fim, a Biblioteca Municipal "oferece aos seus utilizadores uma sala de leitura para adultos, uma sala infantojuvenil, com um espaço apropriado à 'hora do conto', projeção de filmes ou [realização de] outras atividades com crianças, cafetaria com terraço/esplanada e um auditório com 50 lugares", segundo a autarquia.

A fonte refere que as salas estão equipadas com computadores com acesso à internet para uso dos utilizadores.

O espólio bibliográfico da Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, "conta com cerca de 12 mil publicações, distribuídas pelas diversas áreas do conhecimento", é também indicado.

O novo equipamento goza de uma localização privilegiada, pois situa-se junto da Escola Secundária E.B. 2,3 Sacadura Cabral, do Pavilhão Gimnodesportivo, do complexo das Piscinas Municipais e do Parque Geriátrico e Parque Infantil.

A autarquia refere ainda que a nova biblioteca "tem como finalidade facilitar o acesso à informação, cultura, educação e lazer, regendo-se pelos princípios expressos no manifesto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) sobre Bibliotecas Públicas".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG