Calças para David. Ou uma tanga. Povo vai escolher como tapar estátua

Mulher queixou-se da indecência de ter uma estátua como mais de cinco metros de um homem nu junto a uma escola. Votação vai decidir o que fazer

Uma réplica de uma das esculturas renascentistas mais famosas do mundo incomodou uma cidadã de São Petersburgo, Rússia, que considera que a nudez de David, de Miguel Ângelo, não é adequada aos olhos das crianças. A estátua, com mais de cinco metros de altura, faz parte da exposição "Miguel Ângelo: Criação do Mundo" e está exposta no centro da cidade, perto de uma escola. Em breve, a região genital será coberta com aquilo que o povo quiser.

Este mês vai decorrer uma votação para decidir como tapar a réplica da estátua, feita de plástico. Todos podem apresentar sugestões, havendo também a opção de deixar David nu, tal como Miguel Ângelo idealizou no século XVI.

Os organizadores da exposição decidiram que não poderiam ficar indiferentes à queixa da cidadã, que considera a réplica da estátua, uma das obras-primas do Renascimento, uma má influência para as crianças.

"Como puderam colocar este homem sem calças no centro de São Petersburgo, perto de uma escola e de uma igreja?", questionou a mulher numa carta citada pela BBC. "Este gigante destrói a aparência da cidade e deforma a alma das crianças", defendeu.

Apesar de a cidade de São Petersburgo ter vários exemplares artísticos do género, e de até o diretor da escola ter garantido que os alunos são "suficientemente cultos e educados" para não se chocarem com a estátua, a queixosa não desistiu. "As crianças andam por aí, a olhar para este gigante nu. Isso é normal?", alertou.

Assim, em breve, David poderá estar de calças ou, quem sabe, de tanga. Depende do sentido do voto dos cidadãos.

Até 15 de agosto qualquer pessoa pode enviar sugestões para o mail promo@volkovpro.ru. O melhor será fazer um pequeno desenho ou esboço, explica o site da exposição. A partir de dia 16, as propostas mais originais serão apresentadas aqui e dá-se início à votação, que decorrerá até dia 23. A 30 de agosto, David estará com um novo visual.

O David original, feito de mármore, está em Florença, Itália.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG