Banksy deixa "presente" aos alunos de uma escola primária em Bristol

Artista pintou mural em agradecimento por os alunos terem decidido dar o seu nome a um dos pavilhões da escola

Os professores e alunos da escola primária de Bridge Farm em Whitechurch, Bristol, tinham à sua espera uma enorme surpresa quando regressaram, esta segunda-feira, de um período de férias: numa das paredes da escola, Banksy, o célebre artista de rua, deixou-lhes um mural, pintando uma criança que brinca com um pneu em chamas junto a uma pequena casa.

Além do mural, uma mensagem dirigida aos alunos foi deixada no local e posteriormente entregue aos responsáveis da escola, que fica na região de onde o próprio Banksy é natural: "Cara escola primária de Bridge Farm, obrigada pela vossa carta e por darem o meu nome a um dos vossos pavilhões. Por favor, fiquem com esta imagem e, se não gostarem, sintam-se à vontade para acrescentar coisas. Estou certo de que os professores não se irão importar. Lembrem-se, é sempre mais fácil obter perdão do que autorização. Com amor, Banksy".

Segundo a BBC, Banksy decidiu presentear a escola depois de ter conhecimento que os alunos, considerando-o o herói local, tinham decidido dar o seu nome a um pavilhão do estabelecimento. A escola fez questão de enviar aos agentes do artista uma nota informando-o da escolha dos pequenos estudantes, à qual Banksy respondeu com um exemplo da sua arte.

A equipa que trabalha com o artista britânico já confirmou que o trabalho é autêntico e o diretor da escola garante que não vai vender o mural - as obras de Banksy têm sido comercializadas por muitos milhares de euros. "Tenho a certeza de que vai inspirar as crianças. Tivemos de fazer algumas chamadas esta manhã para ter a certeza de que ninguém vai limpar o mural", disse o diretor da escola primária, Geoff Mason, ao Bristol Post. "Julgo que terá sido feito durante o fim de semana e completo na noite passada, mas não temos a certeza", admitiu. Mais uma vez, Bansky conseguiu iludir a vigilância e deixar uma obra inesperada, num local inusitado. Este será o primeiro mural do artista numa escola primária.

Exclusivos