Worten e El Corte Inglês reclamam e DECO mantém acusações
"Para todos os efeitos, fizeram promoções. E o que está em causa é a prática comercial", respondem os técnicos da DECO/ProTeste aos responsáveis do El Corte Inglês. A empresa costuma fazer Black Friday no dia seguinte ao Natal, o que mais uma vez deverá fazer este ano, mas apresentou a campanha Dias Mágicos nos mesmos três dias, 27, 28 e 29 de novembro (http://blog200porcento.com/antevisao-dias-magicos-black-friday).
A assessoria de imprensa do El Corte Inglês disse ao DN que não aumentaram os preços nessa campanha, o que é desmentido pelo estudo da DECO.
"No período de 16 a 26 de novembro, o televisor Samsung UE55JU7500LXXN e a impressora HP Envy 5530 registaram um preço mínimo de 1869,15 euros e 92,65 euros respetivamente. No dia 27 de novembro (dia da Black Friday) este televisor estava à venda por 1759,2 euros com um desconto anunciado de 20%. No entanto, se compararmos este preço ao preço mínimo, o consumidor teve uma poupança de apenas 6%. O mesmo se verificou com a impressora, que estava à venda por 69 euros com um suposto desconto de 37%. Mas ao compararmos o preço de dia 27 com o preço mínimo obtemos apenas um desconto de 26%", explicam os técnicos da DECO. [4914219]
Também a Worten reclamou do estudo, esta empresa através de um comunicado. "Os dois artigos mencionados (TV LG e smartphone Samsung) estiveram em promoção em períodos anteriores a esta campanha, tendo voltado ao preço base dias antes" da Black Friday.- ofereceram um desconto de 20% em talão em todos os artigos da loja. "Os dois artigos referidos pela DECO não foram, naturalmente, excluídos da campanha em causa, visto esta ser transversal a todos os produtos".
Em causa o televisor LG 55UF770V que tinha um preço anterior de 1099 euros, subiu depois para 1799 euros e na Black Friday foi vendido a 1439,20 euros, mais 340,20 euros. O comunicado informa que "foi vendido apenas um televisor deste modelo, tendo sido oferecido ao cliente a possibilidade de acumular o desconto em vigor com o desconto anterior".
O segundo artigo é o smartphone Samsung Galaxy S4 que "viu o seu preço aumentar 100 euros a 24 de novembro. Na Black Friday, três dias depois, tinha um desconto de apenas 80,99 euros", diz a DECO.
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O estudo da DECO comparou os preços de 1862 produtos nas lojas online Box Jumbo, El Corte Inglés, Fnac, Phone House, Radio Popular, Staples e Worten , antes e durante o período de descontos da Black Friday,. Concluiram que "algumas subiram, em média, o preço de 10% dos produtos analisados.
Na "Worten, Radio Popular e Fnac, o preço na Black Friday era superior ao praticado nos dez dias anteriores". Mas os casos mais frequentes foram aqueles em "que o desconto anunciado era mais baixo do que o real nestas três lojas, mas também no El Corte Inglés e na Phone House".
Na Box Jumbo e na Staples não se verificaram irregularidades.
A DECO denunciou as situações à ASAE e à Direção-geral do Consumidor. E pediram a intervenção do Ministério da Economia para que as lojas apresentem a variação dos preços praticados nos últimos 30 dias.