Votorantim reforça na Cimpor
Foram adquiridas da Cinveste um total de 26 402 425 ações de emissão da Cimpor, pelo montante de 154,45 milhões de euros, tendo sido pago o preço de 5,85 euros por acção", salientou a Votorantim em comunicado.
No dia 3 de Fevereiro, a Votorantim anunciou uma operação de permuta de acções com o grupo francês Lafarge, pela qual recebeu o equivalente a 17,28% do capital social da Cimpor, em troca de activos no Brasil.
No mesmo dia, a Votorantim celebrou acordo de acionistas com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), detentora de 9,6 por cento de participação na Cimpor.
"Em decorrência das aquisições accionárias e do referido acordo de accionistas, a Votorantim assegura um direito a voto conjunto com a CGD em determinadas matérias que equivale a uma participação votante de 30,76% na empresa portuguesa", refere hoje o comunicado do grupo brasileiro.
A Votorantim salientou que o acordo de accionistas com a CGD e a aquisição das acções pertencentes à Cinveste "reforçam a intenção de contribuir para o desenvolvimento sustentado e para o crescimento da Cimpor".
Na terça feira, a imprensa noticiou que o grupo Camargo Corrêa adquiriu mais 2,5% de acções remanescentes da construtora Teixeira Duarte na Cimpor, elevando para 31,17% sua participação na cimenteira portuguesa.
A Camargo Corrêa já havia adquirido à Teixeira Duarte uma participação de 22,17% da Cimpor, tendo depois anunciado a compra de mais 6,46% pertencentes ao grupo espanhol Bipadosa.
A também brasileira Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) está também na corrida à Cimpor, tendo oferecido, em Operação Pública de Aquisição, 6,18 euros por título da cimenteira portuguesa.